quarta-feira, 13 de maio de 2020

Memória de Nossa Senhora de Fátima



Celebramos hoje, com grande alegria, a memória de Nossa Senhora de Fátima. As aparições, ocorridas em pleno período da Primeira Guerra Mundial e na iminência da Revolução Russa, em 1917, revelam a preocupação de Deus, através de Sua Mãe Santíssima, para com a humanidade pecadora. Mais do que os segredos proféticos, a Virgem Maria em Fátima desvela o "segredo", já contido no Evangelho, para a conversão dos maus e perseverança dos bons, oração, penitência e reparação.

Assim como não pode a videira dar uva boa na seguinte frutescência se antes não lhe podarem as folhas, assim também não pode o homem dar bom fruto espiritual se não podar antes, pela mortificação, suas paixões e desordens. É o que diz Cristo no Evangelho de hoje: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor, e todo ramo que dá fruto, Ele o limpa, para que dê mais fruto ainda”. Foi o que disse Nossa Senhora aos três pastorinhos em Fátima, ao instruí-los ainda tão pequenos a fazer penitências e reparações. Não se trata de crueldade nem exigência desumana, mas de uma necessidade, poderíamos dizer, natural e essencial à vida cristã. Por santa e perfeita que seja a Videira a que estamos unidos, nós, como simples ramos, precisamos das mondas, da poda e dos desbastes do nosso Pai, para que nem os insetos nos consumam, arrancando-nos do tronco, nem os fungos nos definhem, apodrecendo-nos os vásculos. Mas, além das mortificações passivas que nos envia Deus, para nos proteger do demônio e nos livrar dos vícios, é preciso que também nós cooperemos ativamente, fazendo o que nos cabe para que a ramagem às vezes tão “exuberante” de nossas virtudes não nos impeça, por orgulho e vaidade, de dar frutos doces de caridade. É por isso que todos, conforme a conveniência de cada um, devemos ter nossas práticas de mortificação, como meio de corrigir e purificar nossas intenções, de satisfazer por pecados passados e atuais, de reparar culpas próprias e alheias, de orientar e firmar no bem nossas inclinações. Não há erro. Se fizermos o que diz Cristo e ouvirmos o que nos recomenda Maria, deixaremos que o Pai cultive em nós o fruto que Ele mesmo deseja colher: “Todo ramo que dá fruto, Ele o limpa, para que dê mais fruto ainda”.




Fonte: Padre Paulo Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário