sábado, 31 de dezembro de 2022

Morre o Papa Emérito Bento XVI

No findar do ano, finda a vida terrena do Papa Emérito Bento XVI. Termina sua vida na Terra, mas começa a sua vida no Céu! Deus o receba!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Festa da Sagrada Família

Hoje, dia 30 de Dezembro de 2022, a Igreja celebra a Festa móvel da Sagrada Família de Jesus, Maria e José. O Dia da Sagrada Família celebra-se no Domingo seguinte ao Natal, na Oitava do Natal. Caso o Natal caia num Domingo, a Sagrada Família festeja-se em 30 de Dezembro.

A Sagrada Família é constituída por Jesus Cristo; Sua Mãe, a Virgem Maria; e pelo Seu Pai nutrício e terreno, São José. A festa da Sagrada Família remonta ao século XVII e consiste na celebração da família Santa, como um exemplo de vida familiar para todas as famílias cristãs.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

domingo, 25 de dezembro de 2022

Solenidade do Natal do Senhor


Celebramos hoje, com grande alegria, o nascimento do Salvador! Deus se fez homem, se fez uma pequena criança. Demonstrou que deseja estar unido a nós de maneira muito íntima, ao ponto de tornar-Se um de nós. Nossa Senhora e São José intercedam para que o Divino Menino Jesus nasça em nossos corações. Santo e Feliz Natal!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

A Igreja celebra hoje, dia 12 de dezembro, a festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, principal padroeira da América Latina, cujo auxílio materno a grande multidão do povo implora humildemente na colina de Tepeyac, perto da cidade do México, onde Ela apareceu, saudando-a confiadamente como estrela da evangelização dos povos e protetora dos indígenas e dos pobres.

No dia 12 de dezembro de 1531, Nossa Senhora apareceu no México para um indígena de 57 anos chamado Juan Diego, hoje São Juan Diego, a quem Ela pediu que recolhesse com a sua tilma, um manto típico feito de tecido muito pobre, rosas de Castela que tinham florescido apesar do inverno e as apresentasse ao arcebispo D. Juan de Zumárraga como prova das aparições. Quando São Juan Diego desdobrou o manto com as rosas diante do arcebispo, as pessoas presentes perceberam que estava impressa sobre a tilma do indígena a imagem que hoje o mundo inteiro conhece como a de Nossa Senhora de Guadalupe. 

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Solenidade da Imaculada Conceição

Estamos na solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria. O fato de que Deus tenha nos dado uma Mãe tão boa, ao preparar a Mãe de seu Filho, é a festa que nós celebramos hoje. Vamos entender um pouco o que é a Imaculada Conceição.

“Imaculada Conceição” quer dizer que, quando São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora, se uniram sexualmente, numa relação sexual normal, Maria foi concebida e, no momento da concepção, Deus realizou um prodígio da graça, o maior milagre da graça que Deus realizou em toda a história da salvação: Deus deu à Virgem Maria a maior abundância, a maior plenitude de graça naquele momento.

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Dezembro, mês da Imaculada e do Divino Menino

O mês de dezembro é marcado e tem como principais celebrações, a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria e o Natal do Senhor. Peçamos, especialmente neste mês, a Nossa Senhora, a graça de Jesus nascer em nossos corações, pobres como a manjedoura.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

90 anos da primeira aparição de Nossa Senhora em Beauraing


Comemora-se neste dia o 90º aniversário da primeira aparição da Virgem do Coração de Ouro, em Beauraing, Bélgica, a 29 de novembro de 1932.

As aparições aconteceram durante o inverno de 1932-1933, para os videntes: as irmãs Andrée e Gilberte Degeimbre, de 14 e 9 anos respetivamente, e outros três irmãos, Fernande, Albert e Gilberte Voisin, de 15, 11 e 7 anos.

Virgem do Coração de Ouro, Nossa Senhora de Beauraing, rogai por nós.

(Aparições aprovadas pela Igreja)

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora em Kibeho

Comemora-se neste dia a primeira aparição de Nossa Senhora a “Mãe do Verbo”, mais conhecida por Nossa Senhora das Dores, em Kibeho, a 28 de novembro de 1981, em Ruanda, no centro da África. Foi a primeira aparição da Virgem Maria no continente africano reconhecida oficialmente pela Igreja.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

domingo, 27 de novembro de 2022

Aniversário da revelação da Medalha Milagrosa

Há 192 anos ocorria a segunda aparição de Nossa Senhora à Santa Catarina Labouré na capela da Casa Mãe das Filhas da Caridade na Rue du Bac, em Paris. Na aparição ocorreu a revelação da Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças. Na medalha, há a inscrição que sempre devemos repetir em nossas vidas:

"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós!"

Amém.

Início do Advento

Hoje a Igreja inicia o período do Advento, que antecede a grande solenidade do Natal do Senhor. Este tempo também marca o começo do Ano Litúrgico. Esperemos, com Maria e José, o Salvador!

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Memória da Apresentação de Nossa Senhora

A Igreja celebra hoje a memória da Apresentação da Virgem Maria. Conta-nos a tradição, que Nossa Senhora foi apresentada ao templo por seus pais, São Joaquim e Santa Ana. A Virgem lá permeneceu até a Encarnação do Verbo, ou até o seu casamento com São José. Maria, residindo no templo, santificou continuamente sua alma, ao ponto dela ser digna Residência e Templo do próprio Deus.

domingo, 20 de novembro de 2022

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

Celebramos hoje, último domingo da ano litúrgico, a solenidade de Cristo Rei do Universo. O Senhor é Rei por natureza e direito de toda a criação, todavia, Ele não usa de Sua dignidade régia para agir com soberba e tirania, como alguns reis do mundo. Sendo Deus, nem teria capacidade para tal, uma vez que é o Sumo Bem, Fonte de toda a bondade. Cristo é um Rei humilde, que, como nos mostra o Evangelho, perdoou um ladrão arrependido, que O defendeu. O Senhor absolveu São Dimas, o Bom Ladrão, de Seu Trono humilde da Cruz. Jesus deve reinar sobre toda a sociedade, propaguemos o Seu Reino!

Cristo, Rei dos Reis, Senhor do Universo, tende piedade de nós!

domingo, 6 de novembro de 2022

Solenidade de Todos os Santos

Neste domingo, celebramos a Solenidade de Todos os Santos, celebrada na verdade no dia 1.º de novembro, data para a Igreja do mundo inteiro; mas, aqui no Brasil, por não ser feriado, a solenidade, importantíssima, é transferida para o domingo seguinte. Hoje, a Igreja celebra com júbilo o dom da santidade. 

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos


Hoje, a Santa Igreja comemora Todos os Fiéis Defuntos, na qual a Igreja, Mãe piedosa, depois da sua solicitude em celebrar com os devidos louvores todos os seus filhos que se alegram no Céu, quer interceder diante de Deus pelas almas de todos os que nos precederam marcados com o sinal da fé e agora dormem na esperança da ressurreição, bem como por todos os defuntos desde o princípio do mundo cuja fé só Deus conhece, a fim de que, purificados de toda a mancha do pecado, sejam associados aos cidadãos celestes, para poderem gozar da visão da felicidade eterna.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

Novembro, mês das Almas do Purgatório

O mês de novembro é dedicado às Almas do Purgatório. Vamos rezar pelas Benditas Almas e ao mesmo tempo pedir-Lhes que nos obtenham as Graças que precisamos receber de Deus Nosso Senhor.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Primeira mensagem de Nossa Senhora em Garabandal - 18 de Outubro de 1961

"Há que fazer muitos sacrifícios; muita penitência; visitar o Santíssimo; mas antes, temos de ser muito bons. E se não o fizermos virá um castigo. Já se está enchendo a taça, e, se não mudarmos, vir-nos-á um castigo muito grande."

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Sexta aparição de Nossa Senhora em Fátima - 13 de Outubro de 1917

Já era o outono. Uma chuva persistente e forte transformara a Cova da Iria num lamaçal e encharcava a multidão de 50 a 70 mil peregrinos, vindos de todos os cantos de Portugal. Assim que chegaram os videntes, Lúcia pediu que fechassem os guarda-chuvas para rezarem o Terço. E, pouco depois, houve o reflexo de luz e Nossa Senhora apareceu sobre a carrasqueira.

(Relato da aparição em português de Portugal)

«– Que é que Vossemecê me quer?
– Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar [ainda hoje] e os militares voltarão em breve para as suas casas.
– Eu tinha muitas coisas para Lhe pedir: se curava uns doentes e se convertia uns pecadores, etc.
– Uns sim, outros não. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados.
E tomando um aspecto mais triste:
– Não ofendam mais a Nosso Senhor que já está muito ofendido! {Se o povo se emendar, acaba a guerra e, se não se emendar, acaba o mundo.}
[– Ainda me quer mais alguma coisa?
– Já não quero mais nada.]
E, abrindo as mãos, fê-las reflectir no Sol. E enquanto que se elevava, continuava o reflexo da sua própria luz a projectar no Sol.
[...]

- Outras visões -

Desaparecida Nossa Senhora na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, São José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul. São José com o Menino pareciam abençoar o Mundo, com os gestos que faziam com a mão em forma de cruz. Pouco depois, desvanecida esta aparição, vi Nosso Senhor e Nossa Senhora que me dava a ideia de ser Nossa Senhora das Dores. Nosso Senhor parecia abençoar o mundo da mesma forma que São José. Desvaneceu-se esta aparição e pareceu-me ver ainda Nossa Senhora em forma semelhante à Nossa Senhora do Carmo.»

- O Milagre do Sol -

E (Nossa Senhora), abrindo as mãos, fê-las refletir no sol, e enquanto Se elevava, continuava o reflexo da sua própria luz a projetar-se no sol

Chovera durante toda a aparição.

Lúcia, no término de seu colóquio com Nossa Senhora, gritara para o povo: “Olhem para o sol!” Rasgam-se as nuvens, e o sol aparece como um imenso disco de prata. Apesar de seu intenso brilho, pode ser olhado diretamente sem ferir a vista. As pessoas o contemplam absortas quando, de súbito, o astro se põe a “bailar”. Gira rapidamente como uma gigantesca roda de fogo. Pára de repente, para dentro em pouco recomeçar o giro sobre si mesmo numa espantosa velocidade. Finalmente, num turbilhão vertiginoso, seus bordos adquirem uma cor escarlate, espargindo chamas vermelhas em todas as direções. Esses fachos refletem-se no solo, nas árvores, nos arbustos, nas faces voltadas para o céu, reluzindo com todas as cores do arco-íris. O disco de fogo rodopia loucamente três vezes, com cores cada vez mais intensas, treme espantosamente e, descrevendo um ziguezague descomunal, precipita-se em direção à multidão aterrorizada. Um único e imenso grito escapa de todas as bocas. Todos caem de joelhos na lama e pensam que vão ser consumidos pelo fogo. Muitos rezam em voz alta o ato de contrição. Pouco a pouco, o sol começa a se elevar traçando o mesmo ziguezague, até o ponto do horizonte de onde havia descido. Torna-se então impossível fitá-lo. É novamente o sol normal de todos os dias.

O ciclo das visões de Fátima estava encerrado.

Os prodígios haviam durado cerca de 10 minutos. Todos se entreolhavam perturbados. Depois, a alegria explodiu: “O milagre! As crianças tinham razão!” Os gritos de entusiasmo ecoavam pelas colinas adjacentes, e muitos notavam que sua roupa, encharcada alguns minutos antes, estava completamente seca.

O milagre do sol pôde ser observado a uma distância de até 40 quilômetros do local das aparições.

Fontes: Santuário de Fátima e Arautos

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil


Hoje, com grande alegria, a Igreja, especialmente a em solo brasileiro, celebra a solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil! Peçamos à Santa Mãe Aparecida que interceda pelo nosso país, especialmente nestes tempos decisivos. 

Santíssima Virgem Maria Aparecida, rogai por nós!

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Memória de Nossa Senhora do Rosário

A Igreja celebra hoje, dia 7 de outubro, a memória de Nossa Senhora do Rosário, no dia em que, pela recitação do Rosário ou coroa mariana, se invoca o auxílio da Santa Mãe de Deus, meditando os Mistérios de Cristo, tendo por guia aquEla que esteve associada de modo singular à Encarnação, Paixão e Ressurreição do Filho de Deus.

Esta festa foi instituída pelo Papa São Pio V no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto e atribuída ao auxílio de Nossa Senhora, invocada com a oração do Rosário (1571). A celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para que meditem os Mistérios da Vida Santíssima de Cristo, em companhia da Virgem Maria, que foi associada de modo muito especial à Encarnação, à Paixão e à Ressurreição do Filho de Deus.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Memória de São Francisco de Assis

Hoje é celebrada a memória de São Francisco de Assis, um dos santos mais conhecidos e amados da Santa Igreja. Vivendo radicalmente a imitação de Cristo, inclusive recebendo as chagas do Senhor, Francisco soube trilhar um caminho especialíssimo de santidade, tornando-se um farol luminoso para a Igreja de seu tempo e dos séculos posteriores. 

São Francisco de Assis, rogai por nós!

sábado, 1 de outubro de 2022

Memória de Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face

A Igreja celebra hoje a memória de Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, conhecida carinhosamente como Santa Teresinha. Ela, Doutora da Igreja, iluminou a Igreja recente com a sua Pequena Via, que, clarificando as palavras de Jesus no Evangelho, ensina que o Céu é conquistado especialmente por àqueles que procuram amar a Deus como crianças. Estas, em seus pequenos gestos, procuram amar de modo simples, mas efetivo. A santa celebrada hoje, ensina-nos que, pequenos atos, se feitos com amor, agradam ao Senhor. Peçamos à ela que interceda por nós!

Outubro, mês do Rosário e das Missões

O mês de outubro é dedicado ao Sacratíssimo Rosário e às Missões. Peçamos a Deus que, através de tão recomendada oração mariana, seja fortalecida a atividade missionária em nossas vidas e em toda a Santa Igreja. Santíssima Virgem Maria do Rosário, rogai por nós!

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

A Igreja celebra hoje a festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Eles são os únicos seres angélicos os quais Deus permitiu que soubéssemos os nomes. Peçamos a proteção, auxílio e intercessão desses gloriosos espíritos celestes que contemplam e glorificam o Senhor a todo o momento.

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Aniversário da aparição de Nossa Senhora em La Salette

Há 176 anos, no dia 19 de Setembro de 1846, Nossa Senhora aparecia a dois jovens e humildes pastores: Mélanie Calvat, de 15 anos, e Maximin Giraud, de apenas 11. Nenhum deles sabia ler nem escrever, nem tinha qualquer instrução religiosa.

No início da aparição, ambos viram a Santíssima Virgem sentada sobre uma enorme pedra. Ela tinha o rosto entre as mãos e chorava amargamente. As duas crianças foram até à Bela Senhora, que não parava de chorar.

A Virgem Maria explicou a Maximino e a Mélanie que chorava pelos pecados da humanidade e que deveríamos rezar para que o braço de seu Filho Jesus não pesasse sobre a Terra.

Além, da mensagem, confiada aos dois videntes, pedindo oração e penitência pela humanidade, a Mãe de Deus confiou a Mélanie um segredo, que deveria ser revelado somente em 1858. A cada um dos dois jovens, Nossa Senhora transmitiu um segredo que o outro não ouviu.

No lugar onde seus pés pousaram brotou uma nascente, que nunca mais secou.

No quinto aniversário da aparição (1851), o bispo de Grenoble, Dom Bruillard, autorizou o culto a Nossa Senhora de Salette, e ele mesmo subiu ao monte a cavalo, para lançar a primeira pedra do futuro Santuário. 

No ano seguinte, o Beato Papa Pio IX, depois de aprovar a aparição, quis conhecer os dois segredos, que prontamente foram escritos pelos videntes, agora alfabetizados, na presença de testemunhas eclesiásticas, e remetidos ao Papa. Quando esse os leu, seus lábios se contraíram e o rosto se alterou. Mais tarde disse: “O que há nos segredos de La Salette? Bem, são as palavras do Evangelho: se não fizerdes penitência, todos perecereis”.

Sua Santidade o Papa Leão XIII também reconheceu e apoiou a mensagem de La Salette e o Papa São João Paulo II considerou-a como “o coração das profecias de Maria”.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Memória de Nossa Senhora das Dores

A Igreja celebra no dia 15 de Setembro a memória de Nossa Senhora das Dores, que, estando de pé junto à Cruz de Jesus, foi associada íntima e fielmente à Paixão salvífica do seu Filho e se apresentou como a nova Eva, de modo que, assim como a desobediência da primeira mulher conduziu à morte, assim a admirável obediência da Virgem Maria trouxe a vida.

A devoção à “Mater Dolorosa”, muito difundida, sobretudo nos países do Mediterrâneo, desenvolveu-se a partir do final do século XI. Em 1814, o Papa Pio VII a incluiu no calendário litúrgico romano, fixando-a em 15 de Setembro, no dia seguinte à festa da Exaltação da Santa Cruz. Esta devoção foi comprovada pelo “Stabat Mater”, atribuído ao Frei Jacopone de Todi (1230-1306), no qual compôs as "Laudes". No século XV, encontramos as primeiras celebrações litúrgicas sobre Nossa Senhora das Dores, "em pé" junto à Cruz de Jesus. Recordamos que, em 1233, nasceu a “Ordem dos Servos de Maria", que muito contribuiu para a difusão do culto a Nossa Senhora das Dores, tanto que, em 1668, seus membros receberam a autorização para celebrar a Santa Missa votiva das Sete Dores de Maria. Em 1692, o Papa Inocêncio XII permitiu a sua celebração oficial no terceiro domingo de Setembro. Mas, foi só por um período, pois, em 18 de Agosto de 1714, a celebração foi transferida para a sexta-feira, que precedia o Domingo de Ramos. No dia 18 de Setembro de 1814, Pio VII estendeu esta memória litúrgica a toda a Igreja, voltando a ser celebrada no terceiro domingo de Setembro. São Pio X (†1914) determinou que a celebração fosse celebrada em 15 de Setembro, um dia após a festa da Exaltação da Santa Cruz, mas não com o título de "Sete Dores de Maria", mas como "Nossa Senhora das Dores".

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Festa da Exaltação da Santa Cruz

A Igreja celebra hoje, dia 14 de Setembro, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, que, no dia seguinte à dedicação da basílica da Ressurreição, erigida sobre o sepulcro de Cristo, é exaltada e honrada como o troféu da sua vitória pascal e sinal que há-de aparecer no céu para anunciar a todos a segunda vinda do Senhor.

Segundo manifesta a história, foi no dia 14 de Setembro de 320 que Santa Helena, imperatriz de Constantinopla, encontrou o madeiro em que morreu Nosso Senhor Jesus Cristo nosso divino Redentor. No entanto, em 614, a Cruz foi levada pelos persas como um troféu de guerra.

Mais tarde, o Imperador Heráclio a recuperou e voltou com a Cruz para a Cidade Sagrada no dia 14 de setembro de 628. Desde então, celebra-se liturgicamente esta festividade.

Quando a Santa Cruz chegou novamente a Jerusalém, o imperador se dispôs a acompanhá-la em solene procissão, mas vestido com todos os luxuosos ornamentos reais e logo se deu conta de que não era capaz de avançar.

Então, o Arcebispo de Jerusalém, Zacarias, lhe disse: “É que todo esse luxo que carrega está em desacordo com o aspecto humilde e doloroso de Cristo quando carregava a cruz por essas ruas”.

O imperador se despojou de seu manto de luxo e de sua coroa de ouro e, descalço, começou a percorrer as ruas e pôde seguir a piedosa procissão.

Para evitar novos roubos, o Santo Madeiro foi dividido em quatro pedaços e separados entre Roma e Constantinopla, enquanto o que ficou em Jerusalém foi deixado em um belo cofre de prata. Dos quatro fragmentos, foram feitos pequenos pedaços para serem distribuídos em várias Igrejas do mundo, os quais foram chamados de Vera Cruz.

Na vida dos santos narra-se que Santo Antônio Abade, ao ser atacado por terríveis tentações do demônio, fazia o sinal da cruz e o inimigo fugia. Desde esse tempo, afirmam, tornou-se costume fazer o sinal da cruz para se libertar das tentações do demônio.

Outro fato sagrado deste sinal foi mostrado pela Santíssima Virgem Maria que, ao aparecer pela primeira vez a Santa Bernardette e ao ver a menina que queria se benzer, Nossa Senhora fez o sinal da cruz bem devagar para lhe ensinar que é necessário fazê-lo com calma e mais devoção.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Quinta aparição de Nossa Senhora em Fátima - 13 de Setembro de 1917

Nesse dia, 15 a 20 mil pessoas, e talvez mais, acorreram à Cova da Iria. Todos queriam ver, falar e fazer pedidos às crianças para que apresentassem à Virgem. Junto à carrasqueira, começaram a rezar o Terço com o povo, até que num reflexo de luz Nossa Senhora apareceu sobre a azinheira.

Nossa Senhora: Continuem a rezar o Terço para alcançarem o fim da guerra. Em outubro virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, São José com o Menino Jesus, para abençoarem o mundo. Deus está contente com os vossos sacrifícios, mas não quer que durmais com a corda [cilício], trazei-a só durante o dia".

Lúcia: Têm-me pedido para Lhe pedir muitas coisas: a cura de alguns doentes, de um surdo-mudo.

Nossa Senhora: Sim, alguns curarei; outros, não. Em outubro farei o milagre, para que todos acreditem.

E começando a elevar-se, desapareceu como de costume.”

Segundo o testemunho de alguns espectadores, por ocasião dessa visita de Nossa Senhora, como das outras vezes, ocorreram diversos fenômenos atmosféricos. Observaram "à distância aparente de um metro do sol, um globo luminoso, que em breve começou a descer em direção ao poente e, da linha do horizonte, voltou a subir de novo em direção ao sol". Além disso, a atmosfera tomou uma cor amarelada, verificando-se uma diminuição da luz solar, tão grande que permitia Nossa Senhora de Fátima ver a lua e as estrelas; uma nuvenzinha branca, visível até o extremo da Cova, envolvia a azinheira e com ela os videntes. Do céu choviam como que pétalas de rosas ou flocos de neve, que se desfaziam pouco acima das cabeças dos peregrinos, sem deixar-se tocar ou colher por ninguém".

Ainda que breve, a aparição de Nossa Senhora deixou os pequenos videntes felicíssimos, consolados e fortalecidos em sua fé. Francisco, de modo especial, sentia-se transportado de alegria com a perspectiva de ver, dali a um mês, Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme lhes prometera a Rainha do Céu e da Terra.

Fontes: http://blog.cancaonova.com/imaculadocoracaodemaria/2016/09/13/aparicao-de-n-senhora-de-fatima-13-de-setembro-1917/ e http://fatima.arautos.org/as-seis-aparicoes-de-fatima/

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Memória do Santíssimo Nome de Maria

A Igreja celebra hoje a memória do Santíssimo Nome de Maria. “O nome de Maria, que significa Senhora da luz, indica que Deus me encheu de sabedoria e luz, como astros brilhantes, para iluminar os céus e a terra”, disse Nossa Senhora à Santa Matilde.

Este fato, no qual a Mãe de Deus revela o significado de seu nome à Santa Matilde, foi recolhido por São Luís Maria Grignion de Montfort, grande propagador da devoção mariana, no livro “O Segredo do Rosário”.

No Novo Testamento, foi o evangelista São Lucas quem deu o nome da donzela que seria a Mãe do Salvador: “…O nome da virgem era Maria” (Lc 1, 27).

É por isso que, desde os primeiros cristãos até nossos dias, foi honrada com toda classe de títulos, porque o “nome” representa a “pessoa”, assim como nos diz o Catecismo da Igreja Católica (2158):

“O nome de todo homem é sagrado. O nome é a imagem da pessoa. Exige respeito em sinal da dignidade do que o leva”.

Eis, então, uma das tantas razões desta importante festa, que foi instituída com o propósito de que os fiéis encomendem a Deus, através da intercessão da Santa Mãe, as necessidades da Igreja, agradeçam por seu amparo e seus inumeráveis benefícios, em especial os que recebem pelas graças e a mediação da Virgem Maria.

A celebração desta memória foi autorizada pela primeira vez em 1513, na cidade espanhola de Cuenca, de onde se estendeu por toda a Espanha. Em 1683, o Papa Inocêncio XI a admitiu na Igreja do Ocidente como ação de graças pela vitória sobre os turcos na Batalha de Viena.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Festa da Natividade de Nossa Senhora


A Igreja celebra hoje, com grande alegria, o nascimento da Virgem Santa Maria. Nossa Senhora é chamada a Aurora da Salvação, pois foi e é sinal da proximidade da vinda de Cristo. Sendo na Sua primeira vinda, o será também na segunda que há de ocorrer na consumação dos séculos. Alegremo-nos, pois veio ao mundo Àquela que trouxe ao mundo o Salvador!

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Independência do Brasil

Especialmente hoje, nos 200 anos da independência do Brasil, rezemos pelo país, que sempre será Terra de Santa Cruz!

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Setembro, mês dedicado a Nossa Senhora das Dores

O mês de setembro é tradicionalmente dedicado à Virgem Dolorosa. Maria Santíssima, através de suas dores, cooperou de forma única para a Redenção realizada por Seu Divino Filho Jesus. Ela nos ensina mais do que ninguém a vivência da esperança e do amor mesmo em meio às mais atrozes dores da vida. Peçamos à Santa Mãe de Deus que interceda por nós!

domingo, 21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora


Hoje, com grande alegria, celebramos solenemente o momento mais feliz e glorioso da vida da Virgem Maria, a sua Assunção! Nossa Senhora, sem a culpa original, foi elevada de corpo e alma aos Céus, junto de Seu Filho Jesus. Seu puríssimo corpo, o qual foi digno de servir de habitação ao Verbo Divino, não era passível de apodrecer em um túmulo. Peçamos a Mãe de Deus, que foi a primeira a experimentar o que após o Juízo Final ocorrerá com os eleitos, que interceda por todos nós!

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

A aparição da Virgem e a misericórdia pelos pecadores

Hoje recordamos a quarta aparição de Nossa Senhora em Fátima, ocorrida na região de Valinhos, em 19 de agosto de 1917. A Mãe de Deus enfatiza, ao fim de sua visita, após tomar um aspecto triste, uma infeliz verdade:

"Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios por os pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas."

Muitas almas vão para o inferno em decorrência de seus pecados, e seguidamente essa realidade é por nós esquecida. O inferno é eterno, e quem para lá vai jamais poderá sair. Deveríamos implorar de todo o coração a Deus para que as almas, por Ele tão amadas, não passem por tão grande sofrimento, que jamais terá fim. Nossa Senhora, como Boa Mãe que é, sofre de ver seus filhos se perdendo, e pede-nos um sofrimento amoroso neste mundo, o qual não pode se comparar ao das almas condenadas. Peçamos ao Senhor misericórdia para nós e para os nossos irmãos, pois, mesmo que não sejamos amados de volta por eles, nunca nos cansaremos de amá-los através de nossas orações, pois quem ama nunca perde nada.

Quarta aparição de Nossa Senhora em Fátima - 19 de Agosto de 1917

A aparição da Virgem Maria se deu no local chamado Valinhos, a 19 de agosto de 1917. Segue a narração de Lucia:

Andando com as ovelhas na companhia de Francisco e seu irmão João, num lugar chamado Valinhos e sentido que alguma coisa de sobrenatural se aproximava e nos envolvia, suspeitando que Nossa Senhora nos viesse a aparecer e tendo pena que a Jacinta ficasse sem A ver, pedimos a seu irmão João que a fosse chamar. Como ele não queria ir, ofereci-lhe para isso dois vinténs e lá foi a correr.

Entretanto, vi com o Francisco, o reflexo da luz a que chamávamos relâmpago; e chegada a Jacinta, vimos Nossa Senhora sobre uma carrasqueira.

– Que é que Vossemecê me quer?

– Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o Terço todos os dias. No último mês, farei o milagre para que todos acreditem. [Se não tivessem abalado contigo para a Aldeia seria o Milagre mais conhecido; havia de vir São José com o Menino Jesus para dar a paz ao mundo e havia de vir Nosso Senhor benzer o povo, vinha Nossa Senhora do Rosário com um Anjo de cada lado e Nossa Senhora com um arco de flores à roda.]

– Que é que Vossemecê quer que se faça ao dinheiro que o povo deixa na Cova da Iria?

– Façam dois andores: um leva-lo tu com a Jacinta e outras duas meninas, vestidas de branco; o outro leva-o o Francisco com três meninos. O dinheiro dos andores é para a festa de Nossa Senhora do Rosário e o que sobrar é para a ajuda duma capela que hão-de mandar fazer.

– Queria pedir-lhe a cura dalguns doentes.

– Sim, alguns curarei durante o ano.

E tomando um aspecto mais triste:

– Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios por os pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas.

E como de costume, começou a elevar-se em direção ao nascente.

Fontes: Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 178-179 (IV Memória); a seção entre parênteses retos consta do interrogatório do pároco, de 27 de agosto de 1917, em Documentação Crítica de Fátima, vol. I. Fátima: Santuário de Fátima, 1992, p. 17 e site "Últimas e Derradeiras Graças"

domingo, 14 de agosto de 2022

Dia dos Pais

Feliz Dia dos Pais para todos os pais e especialmente para Deus Nosso Pai e São José, pai putativo de Jesus e nosso pai espiritual, que deve ser exemplo e principal intercessor para todos os homens chamados à paternidade!

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Festa de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula - O Perdão de Assis


Hoje, 2 de agosto, a Igreja, abrindo com materna generosidade os tesouros dos méritos e satisfações de Cristo, dá a seus filhos a possibilidade de lucrar a chamada indulgência da Porciúncula, cuja origem está na ardente caridade com que São Francisco de Assis iluminou e incendiou de amor os lugares e as almas que tiveram a graça de o conhecer.

Segundo as crônicas da Ordem, no ano de 1216, após passar a noite em oração, São Francisco teve na pequena igreja da Porciúncula, nas proximidades de Assis, uma visão de Maria Santíssima e seu divino Filho. Perguntaram-lhe naquela milagrosa aparição que favor ele gostaria de pedir. Zeloso pela salvação das almas, Francisco não hesitou: “Que todos quantos, arrependidos e devidamente confessados, vierem visitar esta igrejinha possam receber a completa remissão de seus pecados”. Jesus então lhe disse: “É grande o que me pedes; mas o concedo a ti de bom grado, sob a condição de que vás pedir tal indulgência ao meu vigário na terra, o Papa”. Francisco foi às pressas ao encontro do Pontífice reinante à época, Honório III, que, apesar das hesitações da Cúria Romana, acabou por aprovar o inusitado pedido. Voltando a Porciúncula poucos dias depois, o pai seráfico exclamou com lágrimas de alegria, diante do povo e do episcopado da Úmbria: “Irmãos, quero levar-vos todos para o paraíso!” E assim ficou instituído o chamado Perdão de Assis.

Essa indulgência, válida até os nossos dias, pode ser lucrada todo dia 2 de agosto pelos fiéis que, cumprindo as condições usuais, visitarem a igreja da Porciúncula, na Basílica de Santa Maria dos Anjos. No entanto, aos que não for possível realizar essa peregrinação, a Igreja concede a mesma indulgência, bastando-lhes para isso, além de cumprir as condições de sempre (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Santo Padre), visitar uma igreja catedral ou sua matriz paroquial e, nessa visita, recitar um Pai-nosso e o Credo Apostólico (cf. Indulgentiarum Doctrina, normas 15-16; Manual das Indulgências, concessão n. 65). Esse privilégio se estende também a todas as igrejas franciscanas.

Aproveitemo-nos, pois, dos dons que o Senhor, por intermédio de sua Igreja, hoje nos concede. Corramos a lucrar a indulgência da Porciúncula; livremo-nos do purgatório, socorramos as almas que lá padecem e abramo-nos ao perdão de Deus. — “Irmãos, quero levar-vos todos para o paraíso!”, clama hoje do céu o poverello de Assis.

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Agosto, mês dedicado ao Imaculado Coração de Maria

O mês de agosto tradicionalmente é dedicado ao Coração Puríssimo da Virgem Maria. Semelhante ao de Cristo, deve ser venerado ao Seu lado, e, após o Coração dEle, deve ser o nosso maior amor! Peçamos sempre a intercessão e a proteção da Mãe Imaculada, que disse ser Seu Coração nosso "refúgio e caminho que conduz até Deus"!

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Festa de Santa Maria Madalena

A figura de Santa Maria Madalena, cuja festa temos hoje a alegria de celebrar, costuma ser identificada na tradição ocidental com a Maria que os evangelistas dizem ser irmã de Marta e Lázaro de Betânia, amigos do Senhor (cf. Jo 12,1-11). Tratar-se-ia também de uma pecadora pública (cf. Lc 7,36-50) que, após haver testemunhado a misericórdia com que o Filho de Deus encarnado acolhe os arrependidos, converteu-se à fé e tornou-se uma profunda contemplativa, tal como no-la retrata o Apóstolo S. Lucas (cf. Lc 10,38-42).

O Evangelho segundo São João, por sua vez, a coloca aos pés do sepulcro de Cristo, como imagem significativa de uma alma que, tendo fornicado com o pecado e se prostituído aos demônios, é agora uma esposa, limpa e pura, para quem não há consolação longe do seu amado: “Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando”, e nem mesmo os anjos que o guardavam, revestidos de esplendor (cf. Lc 24,4), puderam-lhe suster os soluços e aquietar o coração.

Maria Madalena também é retratada, em episódios posteriores à ressurreição, como a primeira dos apóstolos, não no sentido de haver recebido a ordenação sacerdotal nem, muito menos, por ser coluna da Igreja como o são, em sentido próprio os doze Apóstolos escolhidos por Nosso Senhor: antes, Maria foi anjo e apóstolo por ter sido a primeira a anunciar a ressurreição de Cristo. Ela foi, portanto, a primeira a fazer aquilo que todos, padres ou não, estamos chamados a fazer: testemunhar ao mundo, por força da nossa vocação batismal, com palavras e obras, que Cristo ressuscitou verdadeiramente, que está vivo e operante, atingindo do nascente ao poente com sua graça, convertendo os corações e os reconduzindo, pelo ministério da Igreja, ao caminho da salvação e da santidade.

Que, a exemplo de Santa Maria Madalena, abracemos nossa condição de apóstolos, isto é, de enviados para anunciar ao mundo inteiro a Boa-nova: Cristo vive, e é somente por Ele que temos acesso ao Pai e um caminho seguro à vida eterna.

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

sábado, 16 de julho de 2022

Festa de Nossa Senhora do Carmo

A Ordem Carmelita celebra hoje dia 16 de Julho a solenidade da Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, a quem tudo deve o que é.

A Sagrada Escritura exalta a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel no Deus vivo. Aí, no início do séc XIII nasceu juridicamente a Ordem do Carmo com o título de Santa Maria do Monte Carmelo. Esta invocação, que exprime o conjunto de benefícios recebidos da sua Padroeira, começou a celebrar-se com toda a solenidade no séc. XIV na Inglaterra expandindo-se rapidamente por toda a Ordem. Atingiu o seu apogeu nos princípios do séc. XVII quando um Capítulo Geral declarou esta Comemoração como festa principal e mais solene de toda a Ordem. Foi também reconhecida como festa principal para a Confraria do Santo Escapulário pelo Papa Paulo V.

A liturgia constitui uma ação de graças ao Pai por este dom imenso do Seu amor e, ao mesmo tempo, canta as glórias de Maria na contemplação do seu mistério e da sua missão como Mãe de todos os homens e como Rainha do Carmelo.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Terceira aparição de Nossa Senhora em Fátima - 13 de Julho de 1917

Acerca da aparição, relata Irmã Lúcia:

Momentos depois de termos chegado à Cova de Iria, junto da carrasqueira, entre numerosa multidão de povo, estando a rezar o terço, vimos o reflexo da costumada luz e, em seguida, Nossa Senhora sobre a carrasqueira.

– Vossemecê que me quer? – perguntei.

– Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vem, que continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer.

– Queria pedir-Lhe para nos dizer Quem é, para fazer um milagre com que todos acreditem que Vossemecê nos aparece.

– Continuem a vir aqui todos os meses. Em Outubro direi Quem sou, o que quero e farei um milagre que todos hão-de ver, para acreditar.

Aqui, fiz alguns pedidos que não recordo bem quais foram. O que me lembro é que Nossa Senhora disse que era preciso rezarem o terço para alcançarem as graças durante o ano. E continuou:

– Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.

Ao dizer estas últimas palavras, abriu de novo as mãos, como nos dois meses passados.

O reflexo pareceu penetrar a terra e vimos como que um mar de fogo. Mergulhados em esse fogo, os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras ou bronzeadas, com forma humana, que flutuavam no incêndio, levadas pelas chamas que delas mesmas saíam juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das faúlhas em os grandes (incêndios), sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dor e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor (deveu ser ao deparar-me com esta vista que dei esse ai! que dizem ter-me ouvido). Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes como negros carvões em brasa. Assustados e como que a pedir socorro, levantamos a vista para Nossa Senhora que nos disse, com bondade e tristeza:

– Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção a Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar. Mas, se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio Xl começará outra pior. Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre.

Para a impedir, virei pedir a consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a Meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas. Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-Me-á a Rússia que se converterá e será concedido ao mundo algum tempo de paz. Em Portugal se conservará sempre o dogma da Fé.

{Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora um pouco mais alto um Anjo com uma espada de fogo em a mão esquerda; ao cintilar, despedia chamas que parecia iam incendiar o mundo; mas apagavam-se com o contacto do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro: O Anjo apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: “Penitência, Penitência, Penitência!” E vimos numa luz imensa que é Deus algo semelhante a como se vêem as pessoas num espelho quando lhe passam por diante um Bispo vestido de Branco; tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre. Vários outros Bispos Sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz de troncos toscos como se fora de sobreiro com a casca; o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas, e meio trémulo, com andar vacilante, acabrunhado de dor e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho; chegado ao cimo do monte, prostrado de joelhos aos pés da grande Cruz, foi morto por um grupo de soldados que lhe dispararam vários tiros e setas, e assim mesmo foram morrendo uns trás outros os Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas e várias pessoas seculares, cavalheiros e senhoras de várias classes e posições. Sob os dois braços da Cruz estavam dois Anjos cada um com um regador de cristal em a mão, neles recolhiam o sangue dos Mártires e com ele regavam as almas que se aproximavam de Deus.}

Isto não o digais a ninguém. Ao Francisco, sim, podeis dizê-lo.

Quando rezais o terço, dizei, depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.

Seguiu-se um instante de silêncio e perguntei:

– Vossemecê não me quer mais nada?

– Não. Hoje não te quero mais nada.

E, como de costume, começou a elevar-se em direção ao nascente até desaparecer na imensa distância do firmamento.

Fonte: Canção Nova

domingo, 3 de julho de 2022

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Celebramos hoje a solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos. Simão, filho de Jonas e irmão de André, foi o primeiro entre os discípulos a confessar que Jesus era Cristo, Filho de Deus vivo, por quem foi chamado Pedro. Paulo, o Apóstolo dos gentios, pregou Cristo crucificado aos Judeus e aos Gregos. Ambos, na fé e no amor de Jesus Cristo, anunciaram o Evangelho na cidade de Roma e morreram mártires no tempo do imperador Nero: Pedro, segundo a tradição, foi crucificado de cabeça para baixo e sepultado no Vaticano, junto à Via Triunfal; Paulo morreu ao fio da espada e foi sepultado junto à Via Ostiense. O triunfo dos dois Apóstolos é celebrado neste dia com igual honra e veneração em todo o orbe da terra.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

sábado, 2 de julho de 2022

Aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora em Garabandal

Há 61 anos, no dia 2 de julho de 1961, na pequena aldeia de San Sebastián de Garabandal na Espanha, dava-se a primeira aparição de Nossa Senhora do Carmo com o Menino Jesus, ladeada por dois Anjos e com o "Olho de Deus" acima, a quatro jovens: Mari Loli Mazón, Jacinta González, Mari Cruz González e Conchita González.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Julho, mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus


O mês de julho é dedicado ao Sangue Preciosíssimo de Nosso Senhor. O Sangue do Senhor é o preço da nossa Redenção, a expressão de Seu infinito Amor. Tenhamos devoção ao Sangue da libertação!

segunda-feira, 27 de junho de 2022

São Josemaria Escrivá e São José

Eis duas frases de São Josemaria Escrivá, que expressam a devoção do "Santo do Cotidiano" a São José:

"Nosso Pai e Senhor São José é Mestre da vida interior. - Coloca-te sob o seu patrocínio e sentirás a eficácia do seu poder."

"Se fraquejarmos, acudiremos ao amor de Santa Maria, Mestra de oração; e a São José, nosso Pai e Senhor, a quem tanto veneramos, que foi quem neste mundo mais conviveu com a Mãe de Deus e - depois de Santa Maria - com o seu Filho Divino. E eles apresentarão a nossa fraqueza a Jesus, para que a converta em fortaleza."


sábado, 25 de junho de 2022

A Rainha da Paz vem nos chamar ao Senhor

Mesmo sendo dia 24 de junho de 1981 a data da primeira aparição de Nossa Senhora em Medjugorje, a própria Virgem pediu que as aparições fossem celebradas no dia posterior, 25 de junho. Naquele dia 25, foi formado o grupo dos seis videntes: Mirjana, Ivanka, Vicka, Marija, Ivan e Jakov. No mesmo dia, eles falaram pela primeira vez com a Mãe de Deus, que apresentou-se como a "Rainha da Paz". 

Bem-aventurada Virgem Maria, Rainha da Paz, rogai por nós!

Memória do Imaculado Coração de Maria


Hoje, no dia após a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja celebra a memória do Coração Imaculado de Sua Santíssima Mãe. O Coração de Maria é o espelho perfeitíssimo do Coração de Cristo. Pode-se dizer mais, os dois Corações não são mais que somente um Coração, pois Mãe e Filho unem-se em Amor entre si e por nós. Após Jesus ter revelado de forma especial a devoção ao Seu Sacratíssimo Coração em Paray-le-Monial, quis o Senhor que, em Fátima, fosse especialmente revelado ao mundo a necessidade, também, da devoção ao Imaculado Coração de Sua Mãe. Sigamos a Vontade do Deus, que muito bem fez, faz e fará por nós através do Coração da Virgem Maria.

sexta-feira, 24 de junho de 2022

41 anos da primeira aparição de Nossa Senhora em Medjugorje

No dia 24 de junho de 1981, solenidade da Natividade de São João Batista, por volta das 18 horas, seis jovens - Ivanka Ivankovic, Mirjana Dragicevic, Vicka Ivankovic, Ivan Dragicevic, Ivan Ivankovic e Milka Pavlovic - viram, sobre a colina chamada Crnica, várias centenas de metros acima do local chamado Podbrdo, uma jovem com uma criança nos braços que lhes fazia sinal para aproximarem-se dela. Ivanka foi a primeira a ver a Senhora. Surpresos e assustados, eles não se aproximaram. Foi a primeira aparição de Nossa Senhora em Medjugorje. 

Desde então, há 41 anos, a Mãe de Deus aparece diariamente fazendo um apelo à conversão! Segundo a Virgem, as aparições em Medjugorje são suas últimas nesta terra.

Fonte: http://www.medjugorje.org.br/secao.php?menu=medjugorje

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

A Igreja celebra hoje, com grande alegria, a solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus. Pedida pelo próprio Cristo, a celebração ao Seu Coração é uma memória e um culto ao infinito Amor com que o Senhor nos amou, a ponto de deixar ser transpassado pela lança o Seu Amantíssimo Coração, do qual fez jorrar para nós Água e Sangue, como Fonte de Misericórdia.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Solenidade da Natividade de São João Batista


Hoje, dia 23 de Junho, a Igreja celebra de forma antecipada a solenidade do nascimento de São João Batista, o Precursor do Senhor. Tal antecipação ocorre devido ao fato de amanhã a Santa Igreja celebrar a solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

João Batista, já no seio materno, por virtude do Espírito Santo, exultou de alegria com a vinda da salvação humana, profetizando com o próprio nascimento o Senhor Jesus Cristo. De tal modo se manifestou nele a graça divina, que o próprio Senhor disse a seu respeito: “Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista”.

São João Batista é o único Santo, com a Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. Isso deve-se certamente, à missão única, que, na História da Salvação, foi confiada a este homem, santificado, no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que mais tarde, dele fará um belo elogio (Lc. 7, 28).

Anel de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança, São João foi acima de tudo, o enviado de Deus, uma testemunha fiel da Luz, aquele que anunciou Cristo e o apresentou ao mundo. Profeta por excelência, a ponto de não ser senão uma “Voz” de Deus, ele é o Precursor imediato de Cristo: vai à Sua frente, apontando, com a sua palavra e com o exemplo da sua vida, as condições necessários para se conseguir a Salvação.

A Solenidade do Precursor é um convite para que conheçamos a Cristo, Sol que nos vem visitar na Eucaristia, e dêmos testemunho d’Ele, com o ardor, o desinteresse e a generosidade de João Batista.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare