domingo, 31 de dezembro de 2023

Festa da Sagrada Família

Neste último domingo de 2023, em que celebramos a Festa da Sagrada Família, somos chamados a olhar para Jesus, Maria e José como modelos de vida familiar. Trata-se de um grande mistério: Deus, que em certo sentido é família no Céu — Ele é Pai, Filho e Espírito Santo —, quis fazer-se família humana, quis ser família conosco. Nisso repousa, por assim dizer, a nossa salvação.

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Solenidade do Natal do Senhor

Celebramos hoje, com grande alegria, a natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo! Nasceu em Belém o Salvador da Virgem Maria. Um nascimento único, esperado e profetizado. Porém, Jesus deve nascer principalmente em nossos corações. Nasceu para nós hoje o Salvador, mas devemos pedir para que nasça em nós hoje o Senhor!

Feliz e Santo Natal!

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

A grandeza e a humildade da Virgem Maria de Guadalupe


As palavras de Nossa Senhora em suas aparições no Monte Tepeyac demonstram a incomparável glória da Rainha dos Céus. Em sua primeira aparição, Maria diz a São Juan Diego:

“Sabe e compreende bem, tu, o mais pequeno dos meus filhos, que eu sou a sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus, razão do nosso viver; do Criador dos homens, do que está próximo e perto, o Dono do céu, o Senhor do mundo."

A mesma "Mãe do verdadeiro Deus", a qual possui uma dignidade acima de todas as criaturas, mostra-se clemente, vindo até este pobre mundo, revelando sua bondade. A Virgem Santíssima diz para seu confidente:

“Ouve e entende bem, meu filho mais pequeno, que aquilo que te assusta e aflige não é nada; não se perturbe o teu coração, não temas essa doença nem qualquer outra doença ou angústia. Não estou eu aqui, que sou tua Mãe? Acaso não estás sob a minha proteção e amparo? Não sou eu a tua saúde? Não estás porventura no meu regaço e entre os meus braços? De que mais precisas?”

Essas palavras, as quais considero das mais tocantes em aparições marianas, são um incentivo para grande alegria, pois a grande Mãe do Senhor do mundo, em sua humildade, é nossa Mãe também!

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Com grande alegria celebramos hoje a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira principal da América Latina. Deus não fez isso com todas as nações. Deus não deu o que deu à América Latina a todos os povos, ou seja, no início de nossa evangelização, um milagre clamoroso mostrando a presença da Virgem Maria, mostrando que ela é a Mulher que vem com o Redentor e, com a sua descendência, esmaga a cabeça da serpente.

O que foi a aparição de Nossa Senhora em Guadalupe? Nossa Senhora apareceu ao índio São Juan Diego e deixou a sua imagem impressa na sua tilma, ou seja, no manto daquele índio. E o que se vê naquela imagem? Vê-se naquela imagem claramente a Virgem do Apocalipse, ou seja, Nossa Senhora, como aparece no capítulo 12 do Apocalipse: “uma mulher vestida de sol”; vêem-se os raios que saem das mãos dela, “com a lua embaixo dos pés”; ela está grávida: “para dar à luz um menino que virá reger as nações”. Pois bem, as vestes da Virgem de Guadalupe são as vestes da imperatriz asteca grávida do imperador, ou seja, daquele que irá reinar. É claramente a veste de uma mulher grávida, com o cinto logo abaixo do seio, dando espaço para que a barriga, o ventre, fique mais livre. Ela ali, como mãe grávida, apresenta-se “vestida de sol e com a lua debaixo dos pés”.

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora


Celebramos hoje, com grande alegria, a solenidade da Conceição Imaculada da Virgem Maria. Livre do pecado original e plena da Graça, Nossa Senhora soube crescer ainda mais na amizade com Deus através de Seus méritos. A Santa Mãe de Deus, para ser digna morada do Senhor, deveria ser toda pura e livre de toda a mancha do pecado. Peçamos à Imaculada, a graça de crescermos também na amizade com Deus.

domingo, 3 de dezembro de 2023

Início do Advento

Iniciamos hoje o tempo do Advento, onde preparamos os nossos corações para a vinda do Senhor! Também inicia-se o novo Ano Litúrgico!

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Início do mês da Imaculada e do Natal

No início deste mês de dezembro, onde voltamos os olhares especialmente para as solenidades da Imaculada Conceição e do Natal do Senhor, peçamos a intercessão da Puríssima Mãe para que o Divino Filho nasça em nossos corações!