quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Festa da Conversão de São Paulo

A Igreja celebra hoje, dia 25 de janeiro, a festa da conversão de São Paulo, Apóstolo, ao qual, quando ia para Damasco, ainda respirando ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, o próprio Jesus glorioso Se apresentou no caminho e o escolheu, para que, cheio do Espírito Santo, anunciasse o Evangelho da salvação aos gentios, padecendo muitas tribulações pelo nome de Cristo.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Aniversário da aparição de Nossa Senhora em Pontmain, França


Em 17 de janeiro do ano de 1871, a Virgem Maria apareceu por três horas para a população da aldeia de Pontmain, na França. A Mãe de Deus mostrou-se em meio à guerra Franco-Prussiana, que assolava a Europa naquela época. Sem falar nada, Maria apenas sorria docemente para o povo, e palavras que apareciam aos seu redor revelavam a mensagem que a Virgem tinha para dar aos seus filhos... "Mas rezem meus filhos, Deus logo escutará vossas orações, meu Filho se deixa comover". 

A única aparição da Mãe de Deus foi aprovada já em 1872, tendo a Virgem Maria recebido o título de "Nossa Senhora da Esperança de Pontmain".

Santíssima Mãe da Esperança de Pontmain, rogai por nós!

domingo, 15 de janeiro de 2023

90º Aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora em Banneux, Bélgica


Nossa Senhora de Banneux, também conhecida como Virgem dos Pobres ou Nossa Senhora dos Pobres, é uma das designações atribuídas à Santíssima Virgem Maria após as 8 aparições que ocorreram na década de 1930 a Mariette Beco, na localidade de Banneux, na Bélgica.

Mariette Beco, natural de Banneux, presenciou oito Aparições da Virgem Maria na década de 1930, entre os dias 15 de janeiro de 1933 e 2 de março do mesmo ano. A criança disse ter visto uma Senhora vestida de branco, que declarou ser a Virgem dos Pobres, e manifesta o desejo de que se construa uma capela e se reze muito.

Em uma das aparições, a Virgem Maria pediu a Mariette para que tomasse água de uma pequena fonte ali existente e depois declarou que a fonte curaria os enfermos.

No dia 22 de agosto 1949, o bispo de Liège, D. Louis-Joseph Kerkhofs, reconhece oficialmente a veracidade das aparições de Banneux, onde se constrói um Santuário muito frequentado não somente por fiéis belgas como de outros países da Europa. Numerosos templos surgiram depois em diferentes partes em honra da "Virgem dos Pobres".

Um dos mais ilustres peregrinos do local das aparições de Banneux, Aprovadas pela Igreja foi o Papa São João Paulo II durante a sua Viagem Apostólica à Bélgica no dia 18 de maio de 1985.

Depois das aparições, Mariette Beco dedicou sua vida a sua família. A vidente faleceu em 2011. Uma pequena capela foi erguida no local indicado pela Virgem.

(Aparições aprovadas pela Igreja)

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

#apariçõesmarianas #nossasenhoradebanneux #virgemdospobres

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Festa do Batismo do Senhor

A Igreja do Oriente já celebrava a Epifania e o Batismo de Jesus, no ano 300, em 6 de janeiro, enquanto a Igreja do Ocidente comemorava esta festa apenas na Liturgia das Horas. Em 1969, com a Reforma litúrgica, esta festa foi marcada no Domingo após a Epifania. Onde a Solenidade da Epifania não puder ser celebrada no dia 6 de janeiro, pode ser no domingo entre 2 e 8 de janeiro e a Festa do Batismo, na segunda-feira após a Epifania. Com esta festa, termina o ciclo de Natal, embora permaneça a possibilidade de celebrar, em 2 de fevereiro, a Apresentação do Senhor ao Templo, "Luz dos povos" (também conhecida como festa das "Candeias").

Fonte: Vatican News

domingo, 8 de janeiro de 2023

Solenidade da Epifania do Senhor

Celebramos neste domingo, solenemente, a epifania, manifestação de Cristo Jesus para todos os povos. Através da luz de uma estrela, Deus guiou os magos do Oriente até o Seu Unigênito, em Belém. Maria Santíssima e São José, como outrora foram as figuras encontradas com o Salvador na gruta, são, também hoje, os principais santos que acompanham Cristo. Peçamos ao Senhor, a graça de encontrarmos com Ele nesta vida, a fim de que com Ele vivamos eternamente, na Vida Eterna.

domingo, 1 de janeiro de 2023

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Na Oitava do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo e dia da sua Circuncisão, a Igreja celebra no primeiro dia do ano civil e no último da Oitava de Natal, a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, que no Concílio de Éfeso os Padres aclamaram como Theotókos, porque nela o Verbo Se fez carne e habitou entre os homens o Filho de Deus, príncipe da paz, a quem foi dado o Nome que está acima de todos os nomes.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare