domingo, 5 de janeiro de 2020

A graça da santidade vence a desgraça do pecado

Santa Ângela de Foligno

Santa Ângela de Foligno e Santa Maria Madalena, duas mulheres que vivenciaram situações pecaminosas e foram posteriormente atingidas pela Graça de Deus.

Ângela de Foligno nasceu por volta de 1248 perto de Roma. A santa nasceu em uma família nobre e levava uma vida com muitos luxos e festas mundanas. Aos 37 anos ela começou a perder sua família inteira, incluindo seus filhos, e a partir desse momento Santa Ângela refletiu acerca do rumo à perdição que sua vida tomara. Converteu-se em ter terciária franciscana e começou a experienciar eventos místicos. Em alguns deles Jesus lhe mostrara as consequências de seus pecados. O Senhor a tomou de volta para si e a perdoou por suas faltas passadas.

Santa Maria Madalena

Sobre Santa Maria Madalena, a história de sua conversão já é conhecida, porém muitas vezes mal compreendida ou interpretada. A santa, a qual era conhecida por ter cometido muitos pecados, converteu-se ao Senhor e tornou-se uma das maiores santas da Igreja, sendo a primeira testemunha narrada pelas Sagradas Escrituras a ter visto Cristo Ressuscitado. Sobre Maria Madalena comenta Jesus à Serva de Deus Maria Valtorta em "O Poema do Homem-Deus" (n° 234):

"[...] depois de ter feito que seja lembrada a Lei, que foi pisada pela pecadora, fiz
cantar a esperança do perdão. Como uma faixa verde e azul de seda, eu a sacudi por entre as
tintas pretas, para que aí ela colocasse as suas reconfortantes palavras. O perdão! Ele é uma
orvalhada sobre o ardor em que está o culpado. [...] Eu queria a alma de Maria. E, como para ti, pequeno João, Eu não me limitei a falar de
minha cátedra de Mestre. Eu desci a procurá-la pelos caminhos do pecado. Eu a acompanhei e
persegui com o meu amor. Doce perseguição! Entrei, Eu-Pureza onde estava ela-impureza. Não tive medo de escândalo, nem para Mim, nem para os outros. Escândalo em Mim não
podia entrar, porque Eu era Misericórdia. E esta chora, sim, sobre as culpas, mas não fica escandalizada por elas. Infeliz do pastor que se escandaliza, e atrás deste pára-vento, se entrincheira para abandonar uma alma!" 

Fonte: https://www.rs21.com.br/calendario-liturgico/calendario-liturgico-santo-do-dia/santo-do-dia-santa-angela-de-foligno-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário