domingo, 22 de novembro de 2015

Solenidade de Cristo Rei

Cristo é o Senhor e Rei do Universo

O Ano Litúrgico encerra-se com a celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Neste ano, meditamos principalmente acerca da vida, a pregação do Evangelho e o anúncio do Reino de Deus.

No último domingo do ano litúrgico, a Igreja celebra Cristo Rei do Universo. Não como mais um fim de ano que passou e mais outro que se iniciará, mas com um olhar de profundidade na nossa história, no devir de toda a humanidade, com uma perspectiva escatológica, ou seja, com um olhar ao futuro, por onde todos devemos nos deter que é o Reino de Deus. Esse é um olhar celestial, em que Cristo reinará para sempre, e nós cristãos participaremos do seu reinado, louvando com os anjos e os santos, morando juntos na civilização do amor.

No Evangelho de São João, apresenta-se o diálogo entre Pilatos e Jesus, entre um rei da terra e o Rei de todo o universo. O Rei dos reis, Nosso Senhor Jesus Cristo, aparece numa perspectiva humilde e silenciosa, sem querer advogar para si e nem reivindicar seu poder para absolvê-lo das acusações dos judeus, mas o servo sofredor, manso e humilde de coração, para salvar o seu povo, aponta misteriosamente a forma do seu reinado: “A minha realeza não é deste mundo (…) o meu reino não é de cá” (Jo 18, 36).

Mas onde Jesus reina? Na Cruz. Como Jesus reina? Com um coração humilde e misericordioso. Mas para que Jesus reina? Para reunir os corações dispersos por conta do pecado e devolver a salvação para todos os homens, manifestando o seu poder divino.

“Pilatos não entende: poderá haver um poder que não se obtenha com meios humanos? Um poder que não corresponda à lógica do domínio e da força? Jesus veio para revelar e trazer uma nova realeza: a realeza de Deus. Veio para dar testemunho da verdade de um Deus que é amor (cf. 1 Jo 4, 8.16) e que deseja estabelecer um reino de justiça, de amor e de paz. Quem está aberto ao amor, escuta este testemunho e acolhe-o com fé, para entrar no reino de Deus.”.*

Que Cristo possa reinar na nossa vida, na nossa missão, na nossa família, em tudo que somos e fazemos, e que nenhuma área do nosso ser esteja alheia do poder da cruz de Cristo. Sim, Cristo já reina, ontem, hoje e sempre, e quer de nós o nosso sim, a cada dia, na mais profunda e eterna verdade: Cristo é Rei do Universo, com o poder invencível do seu amor misericordioso.

(*) BENTO XVI. Homilia do Santo Padre no Consistório Ordinário Público para a Criação de Novos Cardeais. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 25. Nov. 2012.

Fonte: http://www.comshalom.org/solenidade-de-nosso-senhor-jesus-cristo-rei-do-universo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário