terça-feira, 31 de maio de 2022

Festa da Visitação de Nossa Senhora

A Igreja celebra hoje dia 31 de Maio a Festa da Visitação da Virgem Santa Maria, em que a Mãe de Deus foi ao encontro da sua parenta Isabel, que em avançada idade tinha concebido um filho, e a saudou. No feliz encontro das duas futuras mães, o Redentor que vinha ao mundo santificou o precursor ainda no seio da sua mãe, e Maria, respondendo à saudação de Isabel e exultando na alegria do Espírito Santo, deu glória ao Senhor com um cântico de louvor, o “Magnificat”. A Festa da Visitação da Virgem Maria, foi oficialmente instituída por Sua Santidade o Papa Urbano VI em 1389.

Fonte: Valdemar Oportet Ilum Regnare

domingo, 29 de maio de 2022

Solenidade da Ascensão do Senhor

Estamos celebrando neste domingo a solenidade da Ascensão do Senhor. O que é isso? Foi um acontecimento histórico e, ao mesmo tempo, um grande mistério sobrenatural. Jesus, depois de ressuscitado, apareceu durante 40 dias aos seus discípulos. Concluído este tempo de 40 dias, numa quinta-feira, Jesus subiu aos céus. Por isso a festa da Ascensão do Senhor teria sido celebrada originariamente na quinta-feira passada; mas como, infelizmente, aqui no Brasil nós não temos um feriado para fazer dia santo de guarda, então a Igreja, para que todos os fiéis possam participar da solenidade da Ascensão, transfere essa festa para o domingo seguinte.

Fonte: Padre Paulo Ricardo

sexta-feira, 27 de maio de 2022

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Memória da aparição de Nossa Senhora em Caravaggio

Caravaggio, norte da Itália, 26 de Maio de 1432. Já vai caindo a tarde quando Nossa Senhora aparece para uma camponesa de 32 anos chamada Giannetta, casada com o ex-soldado Francesco Varoli, um homem rude e violento, que, vergonhosamente, a agredia.

Maria Santíssima pediu que Giannetta não tivesse medo e se ajoelhasse para receber uma mensagem muito importante:

“Consegui adiar para o povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Justiça Divina e venho anunciar a paz”.

Naquele tempo, de fato, a Itália passava por um dos seus vários períodos de guerras entre as regiões, que eram independentes umas das outras e ainda estavam longe de constituir a nação politicamente unificada que é a Itália contemporânea. Os venezianos, aliás, tinham acabado de conquistar a cidade de Caravaggio, tirando-a do controle dos milaneses.

Nossa Senhora, em sua mensagem transmitida a Giannetta, pediu que o povo fizesse penitência, jejuasse às sextas-feiras e rezasse em ação de graças no sábado à tarde, nas igrejas.

Como sinal das bênçãos que seriam concedidas, brotou no local das aparições uma fonte, que, aliás, é a razão do nome do santuário que posteriormente viria a ser ali construído: Santa Maria da Fonte.

Giannetta conseguiu ser recebida pelo duque de Milão, Filippo Maria Visconti, e pelo mestre de Caravaggio, Marco Secco, para exortá-los a assinar um tratado de paz.

Além da paz obtida, outro sinal da ação divina por intermédio de Nossa Senhora de Caravaggio foi a própria água da fonte, que curava doentes.

A construção do atual santuário, autorizada por São Carlos Borromeu, começou em 1575 sob a direção de Pellegrino Tibaldi e só terminou no século XVIII. Hoje basílica, o Santuário é bastante visitado por peregrinos devotos de Maria sob a denominação Nossa Senhora de Caravaggio.

A cidade fica na província italiana de Bérgamo.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

terça-feira, 24 de maio de 2022

Memória de Nossa Senhora Auxiliadora

Em muitas ocasiões, ao longo da história, o povo cristão experimentou a proteção da Virgem Maria.

O título de Auxiliadora dos Cristãos, que São João Bosco quis associar ao de Maria Mãe da Igreja, quer indicar a intervenção especial de Maria nas dificuldades da vida pessoal, da Igreja e de toda a família humana.

A celebração litúrgica foi instituída por Sua Santidade o Papa Pio VII, em ação de graças pela intervenção de Nossa Senhora num período difícil da história da Igreja. Afastado violentamente de sua sede em Roma, mantido na prisão por cinco anos, o Papa tinha implorado o auxílio de Nossa Senhora e convidado o povo cristão a dirigir-se a Ela. Contra toda a expectativa, ele voltou livre para sua cidade no dia 24 de Maio de 1814.

A devoção a Maria Auxiliadora, que recebeu grande impulso por obra de São João Bosco, continua a ser propagada no mundo pela Família Salesiana, que reconhece e invoca Maria, Auxiliadora dos Cristãos, como sua principal Padroeira.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima - 13 de Maio de 1917

As aparições de Nossa Senhora se deram habitualmente na Cova da Iria, numa propriedade do pai de Lúcia, situada a 2,5Km de Fátima. A Mãe de Deus aparecia por volta do meio-dia, sobre uma azinheira de pouco mais de um metro de altura.

Por algum misterioso desígnio de Deus, as três crianças foram privilegiadas, mas desigualmente: as três viam Nossa Senhora, mas Francisco não A ouvia; Jacinta A via e ouvia, mas não lhe falava; Lúcia via e ouvia a Santíssima Virgem, e também falava com ela.

Os pastorinhos estavam, naquele dia 13, brincando de construir uma casinha de pedras em redor de uma moita quando, de repente, brilhou uma luz muito intensa.

Num primeiro momento pensaram que tinha sido um relâmpago, mas pouco depois avistaram, sobre uma azinheira, "uma Senhora, vestida toda de branco, mais brilhante que o Sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do Sol mais ardente".

As crianças, surpreendidas, pararam bem perto da Senhora, dentro da luz que a envolvia. Nossa Senhora então deu início a seguinte conversação com Lúcia:

- Não tenhais medo. Eu não vos faço mal.

- De onde é Vossemecê?

- Sou do Céu.

- E que é que Vossemecê quer?

- Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Depois, voltarei ainda aqui uma sétima vez.

[– Vossemecê sabe-me dizer se a guerra ainda dura muito tempo ou se acaba breve?

– Não te posso dizer ainda enquanto não te disser também o que quero.]

- E eu vou para o Céu?

- Sim, vais.

- E a Jacinta?

- Também.

- E o Francisco?

- Também; mas tem que rezar muitos Terços. Lucia lembrou-se então de perguntar por duas jovens suas amigas que haviam falecido pouco tempo antes:

- A Maria das Neves já está no Céu?

- Sim, está.

- E a Amélia?

- Estará no Purgatório até o fim do mundo.

Nossa Senhora fez então um convite explícito aos pastorinhos:

- Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido, e de súplica pela conversão dos pecadores?

- Sim, queremos.

- Ide, pois, ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.

Foi ao pronunciar estas últimas palavras (a graça de Deus, etc.) que abriu pela primeira vez as mãos, comunicando-nos uma luz tão intensa, como que reflexo que delas expedia, que penetrando-nos no peito e no mais íntimo da alma, fazendo-nos ver a nós mesmos em Deus, que era essa luz, mais claramente que nos vemos no melhor dos espelhos. Então por um impulso íntimo também comunicado, caímos de joelhos e repetíamos intimamente:

- Ó Santíssima Trindade, eu vos adoro. Meu Deus, meu Deus, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento.

Nossa Senhora ainda acrescentou: "Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra". Depois, começou a Se elevar majestosamente pelos ares na direção do nascente, até que desapareceu.

Fonte: http://www.fatima.org.br/mensagemdefatima/aparicoes/primeira_aparicao.asp e https://www.fatima.pt/pt/pages/narrativa-das-aparicoes

Memória de Nossa Senhora de Fátima

Desde o domingo dia 13 de Maio de 1917, quando o mundo se debatia ainda nas violências e atrocidades da guerra, a Santíssima Virgem Maria apareceu seis vezes na Cova da Iria, em Fátima a três pastorinhos, Lúcia, e seus primos Jacinta e Francisco. Por meio deles, a Santa Mãe de Deus recomendou insistentemente a rezar todos os dias o Terço e os exortou a rezar e a fazer penitência pela remissão dos pecados, para obter a conversão dos pecadores e a paz para o mundo.

O culto de Nossa Senhora de Fátima, depois de ter sido aprovado pelo Bispo da diocese e mais tarde confirmado pela Autoridade Apostólica, foi especialmente honrado com a peregrinação do primeiro papa, São Paulo VI, ao local das Aparições no ano do aniversário do Cinquentenário das Aparições em 13 de Maio de 1967.

São João Paulo II o “Papa de Fátima” que vem à Cova da Iria em Fátima, pela primeira vez nos dias 12 e 13 de Maio de 1982, em ato de agradecimento a Nossa Senhora de Fátima por lhe ter salvo a vida durante o atentado na praça de São Pedro, em Roma um ano antes. Volta em Viagem Apostólica a Portugal e visita Fátima pela segunda vez nos dias 12 e 13 de Maio de 1991, e volta pela terceira e ultima vez no 2000 para beatificação de Francisco e Jacinta Marto. Sua Santidade o Papa Bento XVI em 13 de Maio de 2010, em Viagem Apostólica a Portugal visita Fátima, pela segunda vez desta já como papa. E Sua Santidade o Papa Francisco veio a Fátima canonizar os Santos Francisco e Jacinta Marto, nos dias 12 e 13 de Maio de 2017, ano do Centenário das Aparições.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

quarta-feira, 11 de maio de 2022

A Estrela gloriosa que intercede por nós

Nossa Senhora, quando apareceu a Severino Alves, no Barral, em Ponte da Barca, Portugal, pediu para que fosse recitada a oração "Estrela do Céu", para o fim da então Primeira Guerra Mundial. 

Estrela do Céu

Senhor Deus, dai-nos auxílio, união, paz e concórdia, pois assim seremos dignos da vossa misericórdia.
Misericórdia, meu Deus! Misericórdia, Senhor! Misericórdia vos pede este grande pecador!

Antífona

A Estrela do Céu, que deu o leite ao Senhor, livrou-nos do contágio da morte, que o primeiro pai dos homens trouxe ao mundo. A mesma Estrela se digne apaziguar o céu, cuja ira castiga o povo com morte cruel. Piedosíssima Estrela do Mar, livrai-nos da peste!
Ouvi-nos, Senhora, e intercedei por nós, já que Vosso Filho nada vos nega e sempre vos honra!
Salvai-nos, Jesus, por quem a Virgem, a Vossa Mãe, vos roga!
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração

Deus de misericórdia, Deus de piedade, Deus de perdão, que vos compadecestes da aflição do vosso, povo e dissestes ao anjo que o feria «Detém a tua mão», pelo amor daquela Estrela gloriosa, a cujos peitos vos alimentastes para nos ser dado remédio contra o veneno dos nossos pecados, dai-nos o socorro da vossa graça, a fim de que sejamos livres de toda a peste e morte repentina, e misericordiosamente salvos de toda a perdição. Por Vós Jesus Cristo, Rei da Glória, Salvador do mundo, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Senhor Deus, misericórdia!
Senhor Deus, misericórdia!
Senhor Deus, misericórdia!

domingo, 8 de maio de 2022

Dia das Mães

Feliz Dia das Mães para todas as mães, especialmente para a Mãe de Deus e nossa, que deve ser o exemplo e principal intercessora para todas as mulheres chamadas à maternidade!

Domingo do Bom Pastor

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão." (Jo 10, 27-28)

quarta-feira, 4 de maio de 2022

Início da novena em honra de Nossa Senhora de Fátima

Início da novena de Nossa Senhora de Fátima, rezada do dia de hoje, 4 de maio, até 12 de maio, véspera da memória da Virgem de Fátima.

“O Papa na Rússia, em Moscou, então começa o difícil período do Pré-Aviso”

Em 4 de maio de 1962, Mari-Loli e Conchita receberam revelações novas e proféticas sobre as tribulações futuras do breve mas muito difícil momento do “Pré-Aviso”. Conchita também disse durante seu êxtase que "o comunismo também voltará à Espanha". A Virgem também previu à visionária que "o Papa iria à Rússia, a Moscou", uma viagem absolutamente impensável no clima político da década de 1960. Ela também acrescentou, entre outras coisas importantes, que: "Assim que o Soberano Pontífice retornasse ao Vaticano, sucessivas perseguições violentas irromperiam aqui e ali na Europa".

Estes seriam sinais de que o mundo, e particularmente a Igreja (as pessoas acreditariam que ela estaria prestes a desaparecer etc.) estavam entrando no período relativamente curto, mas muito difícil, do Pré-Aviso.

Recentemente, em maio de 2014, Madre Nieves García, que foi e é muito próxima de Conchita, revelou que a Virgem disse à visionária que "um sínodo importante" marcaria a proximidade dos futuros acontecimentos do Aviso e do Milagre.

Do livro: “GARABANDAL” -p.133 - Tradução e adaptação do grupo "The Message of Garabandal"

Na imagem: Respectivamente Conchita e Mari Loli em êxtase.

terça-feira, 3 de maio de 2022

Papa Francisco expressa desejo de ir para Moscou

O Papa concedeu uma entrevista ao editor do jornal “Corriere della Sera”. Palavras do Santo Padre:

"Eu não vou para Kiev por enquanto", "sinto que não devo ir. Primeiro devo ir a Moscou, primeiro devo encontrar-me com Putin. Mas eu também sou um sacerdote, o que posso fazer? Eu faço o que posso. Se Putin abrisse a porta...". 

Também em Moscou o Papa procura a possibilidade de agir junto com o Patriarca da Igreja Ortodoxa Kirill. 

Caso a viagem do Papa Francisco seja realizada, será o cumprimento da profecia dada por Nossa Senhora em Garabandal, Espanha, na década de 1960. A profecia afirmava que, após a visita de um papa em Moscou, perseguições violentas começariam pela Europa, inclusive dificultando o retorno do pontífice ao Vaticano. Quando tudo estiver no pior momento, Deus enviará o Aviso ou Iluminação das Consciências.

Fonte: Vatican News

domingo, 1 de maio de 2022

Intercedei ó Santo Operário!

São José Operário, intercedei pelos operários da messe do Senhor!

Maio, mês de Maria

O mês de maio é dedicado à Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa. Ainda que a Igreja honre Nossa Senhora tantas vezes durante o ano, procuremos intensificar nossa devoção à Ela neste mês mariano. Busquemos meditar seus dogmas, privilégios, sua santidade inefável. Ela é, depois de Deus, Àquela a quem devemos maior honra e amor, pois foi através dEla que O Amor quis vir até nós! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.