segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Memória de São João Bosco

A Igreja celebra hoje, dia 31 de Janeiro, a memória de São João Bosco, presbítero “Pai e Mestre da Juventude”, fundador da Sociedade de São Francisco de Sales, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e dos Cooperadores Salesianos.

A vida de São João Bosco foi marcada de modo extraordinário pelas intervenções da Providência e pela presença da Virgem Maria. Nascido em Castelnuovo d’Asti, no dia 16 de Agosto de 1815, numa família de pobres camponeses, desde criança sentiu-se chamado a consagrar sua vida aos jovens. Ordenando-se sacerdote em Turim, depois de anos de sacrifício, empregou todas as forças de sua exuberante natureza e do seu zelo incansável, em fundar obras educativas para a juventude abandonada, para defender a fé ameaçada do povo simples, e dar sua contribuição à evangelização dos povos de terras longínquas.

Confiou este imenso trabalho aos três ramos da sua Família: à Sociedade de São Francisco de Sales, ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e à Associação dos Cooperadores Salesianos (1876), transmitindo-lhes, como segredo de êxito no trabalho, o tesouro do seu Sistema Preventivo: razão, religião e carinho; sistema todo impregnado de caridade, nascida do encontro vivo com Jesus Cristo, especialmente na Santíssima Eucaristia: da confiança ilimitada na Santíssima Virgem, e da fidelidade à Igreja e seu magistério.

Morreu em Turim, no dia 31 de Janeiro de 1888. Foi beatificado por Sua Santidade o Papa Pio XI no dia 12 de Junho de 1929, e canonizado no dia 1 de Abril de 1934; no fim do ano centenário de sua morte o Papa São João Paulo II proclamou-o Pai e Mestre da Juventude (24 de Janeiro de 1989).

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Memória de Santo Tomás de Aquino, Doutor da Igreja

Hoje é celebrada a memória do grande Santo Tomás de Aquino, presbítero da Ordem dos Pregadores (Dominicanos) e doutor da Igreja, que, dotado de grandes dons intelectuais, comunicou aos outros, por meio do ensino oral e escrito, a sua extraordinária sabedoria. Chamado pelo Beato Papa Gregório X para participar no Concílio Ecuménico de Lyon II, morreu durante a viagem no mosteiro de Fossanova, no Lácio, no dia 7 de Março de 1274. Alguns anos depois o seu corpo foi trasladado para Toulouse.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Festa da Conversão de São Paulo

A Igreja celebra hoje, dia 25 de Janeiro, a Festa da Conversão de São Paulo, Apóstolo, ao qual, quando ia para Damasco, ainda respirando ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, o próprio Jesus glorioso Se apresentou no caminho e o escolheu, para que, cheio do Espírito Santo, anunciasse o Evangelho da salvação aos gentios, padecendo muitas tribulações pelo nome de Cristo.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

domingo, 23 de janeiro de 2022

Celebração do Santo Matrimônio de Maria e José

Celebramos hoje o Santo Matrimônio de Nossa Senhora e São José!

Santo Casal, intercedei por nós e especialmente por todos os casais!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

180 anos da aparição de Nossa Senhora do Milagre

Há 180 anos, no dia 20 de Janeiro de 1842, Nossa Senhora aparecia ao judeu Afonso Ratisbonne, na Basílica de Sant'Andrea delle Fratte em Roma, dando-lhe o dom inestimável da Fé e a sua retumbante conversão. Afonso revela que a Virgem lhe apareceu de forma semelhante à vista na Medalha Milagrosa que havia recebido, a contragosto, do Barão de Bussières.

Nossa Senhora do Milagre, rogai por nós.

"Ela não me disse nada, mas eu compreendi tudo."

(Marie Alphonse Ratisbonne, N.D.S.)

Na imagem acima é mostrado o altar onde Maria Santíssima apareceu.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Forja, 554

"Ama muito a São José, quer-lhe com todo o teu coração, porque é a pessoa que, com Jesus, mais amou a Virgem Maria e quem mais conviveu com Deus: quem mais O amou, depois da Nossa Mãe do Céu. Merece todo o teu carinho e convém-te dar-te com ele, porque é Mestre de vida interior e pode muito ante Jesus e ante a Santíssima Virgem."

(São Josemaria Escrivá)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Aniversário dos 151 anos da aparição de Nossa Senhora em Pontmain

A noite estrelada em que Nossa Senhora impediu um exército:

“Não podemos avançar. Há uma Senhora barrando o caminho.”

“Os olhos, de ternura indizível, estavam fixos em nós. Como uma verdadeira mãe, Ela parecia mais feliz em olhar para nós do que nós em contemplá-la.”

Foi há 151 anos, que Nossa Senhora da Esperança apareceu em Pontmain, na França, no dia 17 de Janeiro de 1871.

“Rezem, meus filhos. Deus logo vos ouvirá. Meu Filho Se comoveu com vossas súplicas.”

(Nossa Senhora em Pontmain, França.)

(Aparição aprovada pela Igreja)

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

sábado, 15 de janeiro de 2022

Aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora em Banneux, Bélgica

Nossa Senhora de Banneux, também conhecida como Virgem dos Pobres ou Nossa Senhora dos Pobres, é uma das designações atribuídas à Santíssima Virgem Maria após as 8 Aparições que ocorreram na década de 1930 a Mariette Beco, na localidade de Banneux, na Bélgica.

Mariette Beco, natural de Banneux, presenciou oito Aparições da Virgem Maria na década de 1930, entre os dias 15 de Janeiro de 1933 e 2 de Março do mesmo ano. A criança disse ter visto uma Senhora vestida de branco, que declarou ser a Virgem dos Pobres, e manifesta o desejo de que se construa uma capela e se reze muito.

Em uma das Aparições, a Virgem Maria pediu a Marriette para que tomasse água de uma pequena fonte ali existente e depois declarou que a fonte curaria os enfermos.

No dia 22 de Agosto 1949, o bispo de Liège, D. Louis-Joseph Kerkhofs, reconhece oficialmente a veracidade das Aparições de Banneux, onde se constrói um Santuário muito frequentado não somente por fiéis belgas como de outros países da Europa. 

Um dos mais ilustres peregrinos do local das Aparições de Banneux, Aprovadas pela Igreja foi o Papa São João Paulo II durante a sua Viagem Apostólica à Bélgica no dia 18 de Maio de 1985.

Depois das Aparições, Mariette Beco dedicou sua vida a sua família. Uma pequena Capela foi erguida no local indicado pela Virgem.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

domingo, 9 de janeiro de 2022

Festa do Batismo do Senhor

Celebramos hoje a festa do Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Evangelho revela a manifestação da Trindade Santíssima no acontecimento:

“Depois do Batismo do Senhor, abriram-se os Céus. Sobre Ele desceu o Espírito Santo em figura de pomba e fez-se ouvir a voz do Pai: Este é o meu Filho muito amado, no qual pus as minhas complacências.”

(Mt 3, 16-17)

Disse o grande Doutor da Igreja Santo Agostinho sobre tal mistério: “O Senhor desejou ser batizado, para proclamar com a sua humildade o que para nós era uma necessidade.” 

Deveríamos saber a data de nosso batismo, uma vez que através dele recebemos a filiação adotiva de Deus. De que adianta termos nascido, se não tivéssemos sido remidos? Tomemos como exemplo o Senhor, que mesmo sem precisar, quis batizar-se, nos mostrando a importância de tal sacramento, valorizemos e honremos a graça do batismo!

Oração

Deus eterno e onipotente, que proclamastes solenemente a Cristo como Vosso amado Filho quando era batizado nas águas do rio Jordão e o Espírito Santo descia sobre Ele, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos pela água e pelo Espírito Santo, a graça de permanecerem sempre no Vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Os Santos Reis Magos e a Eucaristia

Os Reis Magos tornaram-se santos ao reconhecerem, adorarem e amarem o verdadeiro Rei. Assim também devemos fazer. Deus, por Sua Graça, nos concedeu a Presença Real e Santíssima de Seu Filho Jesus na Eucaristia. Aproveitemos para imitar os Santos Reis Gaspar, Baltazar e Melchior, e honremos o Senhor que humilha-se mais na Eucaristia, do que quando era um adorável bebê.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Memória do Santíssimo Nome de Jesus


No décimo dia do Natal, ou seja, no dia 3 de janeiro, a Igreja celebra o SS. Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Trata-se de uma devoção que não consta mais do Calendário Geral, mas que ainda podemos celebrar. No Missal, há uma Missa votiva do SS. Nome de Jesus; no Lecionário também se encontram as leituras, todas muito profundas. É até um pouco “constrangedor” escolher uma delas, porque é tal a profundidade dessa devota celebração, que nós, numa homilia de poucos minutos, não temos condições de explorar toda a sua riqueza. Pois bem, no Antigo Testamento, como se lê no Livro do Êxodo, Deus revelou seu nome do meio da sarça ardente. Disse Ele a Moisés: “Eu sou o que sou”. Deus afirma ser a fonte de todo o ser, uma presença ativa em todas as coisas, porque Ele é aquele que é, enquanto nós, na realidade, “não somos”. Este nome, os judeus o guardaram com todo o zelo e devoção, com toda a reverência e cerimônia; esse mesmo amor, agora nós, cristãos, devemos tê-lo por Jesus e seu nome: Yeshua, “Jesus”, traduzido e adaptado para o português. A carta de S. Paulo aos filipenses nos diz com clareza que Jesus recebeu um nome que foi exaltado sobremaneira por Deus para que, “seja no céu, na terra ou nos abismos, todo joelho se dobre e toda língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai” (8,10s). Toda liturgia, não somente a da terra, mas também a celeste proclama o triunfo do grande nome de Jesus. A devoção a ele sempre existiu na Igreja. Tanto é assim que, durante a Liturgia, de cabeças descobertas, nos inclinamos ao ouvir o nome de Jesus e dobramos os joelhos em várias ocasiões. Não é um nome qualquer; é uma presença viva. Os próprios Apóstolos curavam os doentes em nome de Jesus e proclamavam o nome do Senhor. Quando os Apóstolos são chamados a comparecer ante o Sinédrio para serem julgados, os sacerdotes do Templo de Jerusalém dizem: “Nós vos proibimos de pregar este nome, e no entanto enchestes esta cidade com vossa doutrina” (At 5,28). Os Apóstolos saíram de lá alegres por sofrerem pelo nome de Jesus. Tudo isso, a Igreja o celebra e proclama em sua Liturgia. Nos últimos séculos, essa devoção cresceu graças aos cistercienses e franciscanos. Santos como S. Bernardino de Siena, S. João Capistrano etc. faziam pregações sobre o nome de Jesus e, ao cabo dela, levavam o povo a adorá-lo por meio do monograma de Cristo. Para nós, de línguas latinas, o monograma de Cristo escreve-se assim: IHS. Na verdade, é um iota (I), um éta (H) e um sigma (Σ) maiúsculos, ou seja, as três letras iniciais do nome “Jesus” em grego (Ἰησοῦς). Na tradição artística católica, é costume ver essas três letras rodeadas de raios de luz fulgurantes. Muitos santos, como dizíamos, faziam pregações sobre o nome de Jesus e, no último dia de pregação, desvelavam o monograma de Cristo para que as pessoas o adorassem, porque no nome santíssimo de Jesus está a presença do divino Salvador. E o que quer dizer o nome de Jesus, Yeshua? “Deus salva”! Por isso diz S. Pedro aos sumos sacerdotes: “Não há nenhum outro nome pelo qual nós possamos alcançar a salvação” (At 4,12).

Fonte: Padre Paulo Ricardo

domingo, 2 de janeiro de 2022

Solenidade da Epifania do Senhor

Solenidade da Epifania do Senhor, na qual se celebra a tríplice manifestação do nosso grande Deus e Senhor, Jesus Cristo: em Belém, o Menino Jesus foi adorado pelos magos; no Jordão, Jesus foi batizado por João Batista, ungido pelo Espírito Santo e chamado Filho de Deus Pai; em Caná da Galileia, numa festa de núpcias, transformando a água em vinho, Jesus manifestou a sua glória. 

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

sábado, 1 de janeiro de 2022

Oração Veni Creator para o primeiro dia do ano

Concede-se indulgência parcial ao fiel que recitar devotamente o hino Veni Creator (Ó Vinde, Espírito Criador). A indulgência será plenária no dia primeiro de janeiro e na solenidade de Pentecostes, se o hino se recitar publicamente.

‘Ó vinde Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com Vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós Seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos Vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por Vós possamos conhecer, que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.’

Fonte: Canção Nova

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus


Na Oitava do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo e dia da sua Circuncisão, a Igreja celebra no primeiro dia do ano civil e no último da Oitava de Natal, a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. No Concílio de Éfeso os Padres aclamaram a Virgem Santíssima como Theotókos, porque nela o Verbo Se fez carne e habitou entre os homens o Filho de Deus, príncipe da paz, a quem foi dado o Nome que está acima de todos os nomes.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

Janeiro, mês do Santíssimo Nome de Jesus


O mês de janeiro é dedicado ao Nome de Cristo, o qual está acima de todo nome! O Nome Santíssimo de Jesus é motivo de máxima honra e respeito. Possamos ter, neste mês, mas também por toda a vida, o Nome do Senhor gravado em nossos corações!