A Igreja celebra hoje, dia 31 de Janeiro, a memória de São João Bosco, presbítero “Pai e Mestre da Juventude”, fundador da Sociedade de São Francisco de Sales, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e dos Cooperadores Salesianos.
A vida de São João Bosco foi marcada de modo extraordinário pelas intervenções da Providência e pela presença da Virgem Maria. Nascido em Castelnuovo d’Asti, no dia 16 de Agosto de 1815, numa família de pobres camponeses, desde criança sentiu-se chamado a consagrar sua vida aos jovens. Ordenando-se sacerdote em Turim, depois de anos de sacrifício, empregou todas as forças de sua exuberante natureza e do seu zelo incansável, em fundar obras educativas para a juventude abandonada, para defender a fé ameaçada do povo simples, e dar sua contribuição à evangelização dos povos de terras longínquas.
Confiou este imenso trabalho aos três ramos da sua Família: à Sociedade de São Francisco de Sales, ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e à Associação dos Cooperadores Salesianos (1876), transmitindo-lhes, como segredo de êxito no trabalho, o tesouro do seu Sistema Preventivo: razão, religião e carinho; sistema todo impregnado de caridade, nascida do encontro vivo com Jesus Cristo, especialmente na Santíssima Eucaristia: da confiança ilimitada na Santíssima Virgem, e da fidelidade à Igreja e seu magistério.
Morreu em Turim, no dia 31 de Janeiro de 1888. Foi beatificado por Sua Santidade o Papa Pio XI no dia 12 de Junho de 1929, e canonizado no dia 1 de Abril de 1934; no fim do ano centenário de sua morte o Papa São João Paulo II proclamou-o Pai e Mestre da Juventude (24 de Janeiro de 1989).
Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare