É grande a devoção ao Pai adotivo de Jesus no Carmelo e essa devoção vai essencialmente unida a Santa Teresa. É um dos legados mais ricos e característicos que a Santa deixou a seus filhos e filhas. Diz ela: “Eu queria persuadir todos a serem devotos desse glorioso Santo, pela minha grande experiência de quantos bens ele alcança de Deus”.
O que Santa Teresa nos ensina sobre São José na história da salvação de sua alma, é a expressão de uma devoção profunda e sincera ao Santo Patriarca, intimamente vivenciada e experienciada por toda sua vida.
Cada ano quando procurava festejar a data de São José, o fazia com toda a solenidade que podia. Ela falava da experiência pessoal de São José intervindo em sua vida e em sua alma; não dizia nada que não sabia por experiência própria; e por isso se tornou uma apóstola única da devoção ao Santo.
Santa Teresa sempre recomendou a suas monjas que recorressem a São José, em todas as situações."Tomei por advogado o glorioso São José, e encomendei-me muito a ele. Não me lembro de lhe haver, até o presente momento, suplicado graça que tenha deixado de obter. Coisa admirável são as grandes mercês que Deus me tem feito por intermédio deste grande santo, e os perigos dos quais tem me livrado, tanto do corpo como da alma."
"A outros santos parece ter dado o Senhor graça para socorrer numa determinada necessidade; quanto a São José, tenho experiência de que socorre em todas. Quer o Senhor dar a entender que, como lhe foi sujeito na terra - pois São José, na qualidade de pai adotivo, o podia mandar - assim no céu atende a todos os pedidos." (Livro da Vida, cap6)
Assim, Santa Teresa propagava a devoção a são José:
“Só peço, pelo amor de Deus, que quem não me crê o experimente, vendo por experiência o grande bem que é encomendar-se a esse glorioso patriarca e ter-lhe devoção. Não sei como se pode pensar na Rainha dos Anjos, no tempo que tanta angústia passou com o Menino Jesus, sem se dar graças a São José pela ajuda que lhes prestou. Quem não encontrar mestre que ensine a rezar, tome por mestre esse glorioso Santo, e não errará no caminho”.
A fundação do primeiro mosteiro por Santa Teresa, realmente não se explica sem a presença e a ajuda de São José. O primeiro convento do Carmelo Teresiano se funda em um ambiente banhado pelo sobrenatural, tal como o entende a Santa, no qual tem um papel de primeira relevância o glorioso São José. Como disse o Pe. Gracián, estendendo essa importância capital do santo para todos os outros conventos: "da mesma forma que o glorioso São José fez milagre na construção deste mosteiro (Ávila), poderia contar de muitos outros, tanto de frades como de monjas, que parece impossível tê-los erguidos, se este glorioso santo não tivesse posto as mãos nestas empresas".
Fonte: https://www.mosteirosaojose.com.br/index.php?p=devocao_a_sao_jose&id=22
Nenhum comentário:
Postar um comentário