quinta-feira, 3 de outubro de 2019
O fenômeno de Santa Teresinha
Santa Teresa de Lisieux, ou Santa Teresinha, como comumente e carinhosamente chamamos a freira carmelita mais ilustre de Lisieux, é, inegavelmente, uma das santas mais conhecidas e queridas da Igreja. Arrisco dizer que é a santa, obviamente depois de Nossa Senhora, mais honrada, lembrada e presente no cotidiano dos católicos do mundo inteiro! São inúmeras as igrejas, capelas, santuários dedicados a Teresinha e suas imagens são presenças certas em quase toda igreja. Viveu somente 24 anos, mas sua vida foi intensa, e acima de tudo, santa! Se formos pensar, Teresa é uma santa muito recente... Foi para o Céu há "somente" 122 anos, pouco tempo para uma Igreja com mais de 2000 anos de história. E de lá pra cá, a devoção à ela tornou-se universal, muitos milagres atribuídos a sua intercessão. Inclusive várias aparições suas já foram relatadas... Na Primeira Guerra Mundial, Teresinha apareceu aos soldados nas trincheiras, vários místicos da Igreja, como Santa Faustina e a Serva de Deus Rhoda Wise, já receberam a sua visita. Sua autobiografia "História de uma Alma" é um dos livros católicos mais conhecidos e vendidos! Se tornou padroeira das Missões, da França e Doutora da Igreja! Como explicar sua grande fama, a forte devoção a ela que permeia toda a Igreja? O que atrai tanto nela?
Santa Teresinha é a santa "das pequenas coisas". A pequena freirinha de Lisieux reconhecia sua pequenez, e sabia que não conseguiria realizar as grandes penitências de Santo Antão, os grandes feitos de Santa Catarina de Siena ou imitar a pobreza e abnegação de São Francisco de Assis, mas sabia que poderia amar ao bom Deus e se sacrificar através de pequenos oferecimentos de amor diários. A sua "pequena via" trouxe esperança para a humanidade, pois pensava-se, e ela mesma também antes pensava, que o Céu era destinado somente aos grandes santos, aos gloriosos "heróis da fé". Santa Teresinha é uma santa que todos podem, e devem, imitar! Não que não devamos fazer grandes sacrifícios ou realizar grandes feitos, Deus sabe o que tem guardado para nós, mas o "atalho" de Santa Teresinha é acessível para todos nós!
Teresinha nos convida a olharmos para o nosso nada e confiar somente em Deus. A santinha de Lisieux nos ensina que podemos amar ao Senhor com pequenos, mas firmes e decididos, gestos. Querendo ser pequena, Santa Teresa de Lisieux tornou-se grande, "a maior santa dos tempos modernos", como disse o Papa São Pio X. Que ela rogue por nós e derrame uma chuva de rosas em nossas vidas, como ela mesma prometera! 🌹
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário