A Igreja celebra hoje, dia 22 de agosto, a memória litúrgica da Virgem Santa Maria, Rainha, instituída pelo Venerável Papa Pio XII. Celebra-se na oitava da Assunção de Nossa Senhora, para manifestar claramente a conexão que existe entre a realeza de Maria Santíssima e a sua Assunção ao Céu. A Virgem Santa Maria, Rainha, que deu à luz o Filho de Deus, príncipe da paz, cujo reino não tem fim, é saudada pelo povo cristão também como Rainha do Céu e Mãe de misericórdia.
A memória litúrgica de Nossa Senhora Rainha instituída pelo Venerável Papa Pio XII em 1954, ao coroar a Virgem na Basílica de Santa Maria Maior, Roma (Itália), no dia 11 de outubro, quando o Pontífice também promulgou o documento principal do Magistério da Igreja que fala sobre a dignidade e realeza de Maria, a Encíclica “Ad Caeli Reginam”.
Inicialmente, a celebração se estabeleceu em 31 de maio, mês de Maria. Agora, celebra-se na oitava da Assunção, para manifestar a conexão entre a realeza de Maria e a sua Assunção ao Céu.
Na Encíclica “Ad Caeli Reginam”, lê-se que “os Teólogos da Igreja, extraindo sua doutrina” ao consultar as reflexões de vários Santos e testemunhos da antiga tradição, “chamaram à Santíssima Mãe Virgem Rainha de todas as coisas criadas, Rainha do mundo, Senhora do universo”.
Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare
Nenhum comentário:
Postar um comentário