domingo, 31 de dezembro de 2023

Festa da Sagrada Família

Neste último domingo de 2023, em que celebramos a Festa da Sagrada Família, somos chamados a olhar para Jesus, Maria e José como modelos de vida familiar. Trata-se de um grande mistério: Deus, que em certo sentido é família no Céu — Ele é Pai, Filho e Espírito Santo —, quis fazer-se família humana, quis ser família conosco. Nisso repousa, por assim dizer, a nossa salvação.

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Solenidade do Natal do Senhor

Celebramos hoje, com grande alegria, a natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo! Nasceu em Belém o Salvador da Virgem Maria. Um nascimento único, esperado e profetizado. Porém, Jesus deve nascer principalmente em nossos corações. Nasceu para nós hoje o Salvador, mas devemos pedir para que nasça em nós hoje o Senhor!

Feliz e Santo Natal!

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

A grandeza e a humildade da Virgem Maria de Guadalupe


As palavras de Nossa Senhora em suas aparições no Monte Tepeyac demonstram a incomparável glória da Rainha dos Céus. Em sua primeira aparição, Maria diz a São Juan Diego:

“Sabe e compreende bem, tu, o mais pequeno dos meus filhos, que eu sou a sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus, razão do nosso viver; do Criador dos homens, do que está próximo e perto, o Dono do céu, o Senhor do mundo."

A mesma "Mãe do verdadeiro Deus", a qual possui uma dignidade acima de todas as criaturas, mostra-se clemente, vindo até este pobre mundo, revelando sua bondade. A Virgem Santíssima diz para seu confidente:

“Ouve e entende bem, meu filho mais pequeno, que aquilo que te assusta e aflige não é nada; não se perturbe o teu coração, não temas essa doença nem qualquer outra doença ou angústia. Não estou eu aqui, que sou tua Mãe? Acaso não estás sob a minha proteção e amparo? Não sou eu a tua saúde? Não estás porventura no meu regaço e entre os meus braços? De que mais precisas?”

Essas palavras, as quais considero das mais tocantes em aparições marianas, são um incentivo para grande alegria, pois a grande Mãe do Senhor do mundo, em sua humildade, é nossa Mãe também!

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Com grande alegria celebramos hoje a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, a Padroeira principal da América Latina. Deus não fez isso com todas as nações. Deus não deu o que deu à América Latina a todos os povos, ou seja, no início de nossa evangelização, um milagre clamoroso mostrando a presença da Virgem Maria, mostrando que ela é a Mulher que vem com o Redentor e, com a sua descendência, esmaga a cabeça da serpente.

O que foi a aparição de Nossa Senhora em Guadalupe? Nossa Senhora apareceu ao índio São Juan Diego e deixou a sua imagem impressa na sua tilma, ou seja, no manto daquele índio. E o que se vê naquela imagem? Vê-se naquela imagem claramente a Virgem do Apocalipse, ou seja, Nossa Senhora, como aparece no capítulo 12 do Apocalipse: “uma mulher vestida de sol”; vêem-se os raios que saem das mãos dela, “com a lua embaixo dos pés”; ela está grávida: “para dar à luz um menino que virá reger as nações”. Pois bem, as vestes da Virgem de Guadalupe são as vestes da imperatriz asteca grávida do imperador, ou seja, daquele que irá reinar. É claramente a veste de uma mulher grávida, com o cinto logo abaixo do seio, dando espaço para que a barriga, o ventre, fique mais livre. Ela ali, como mãe grávida, apresenta-se “vestida de sol e com a lua debaixo dos pés”.

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora


Celebramos hoje, com grande alegria, a solenidade da Conceição Imaculada da Virgem Maria. Livre do pecado original e plena da Graça, Nossa Senhora soube crescer ainda mais na amizade com Deus através de Seus méritos. A Santa Mãe de Deus, para ser digna morada do Senhor, deveria ser toda pura e livre de toda a mancha do pecado. Peçamos à Imaculada, a graça de crescermos também na amizade com Deus.

domingo, 3 de dezembro de 2023

Início do Advento

Iniciamos hoje o tempo do Advento, onde preparamos os nossos corações para a vinda do Senhor! Também inicia-se o novo Ano Litúrgico!

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Início do mês da Imaculada e do Natal

No início deste mês de dezembro, onde voltamos os olhares especialmente para as solenidades da Imaculada Conceição e do Natal do Senhor, peçamos a intercessão da Puríssima Mãe para que o Divino Filho nasça em nossos corações!

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Memória da primeira aparição de Nossa Senhora em Beauraing


Hoje é o 91º aniversário da primeira aparição da Virgem do Coração de Ouro, em Beauraing, Bélgica. Essas aparições marianas foram uma das poucas aprovadas pela Igreja.

As aparições aconteceram durante o inverno de 1932-1933, para os videntes: as irmãs Andrée e Gilberte Degeimbre, de 14 e 9 anos respectivamente, e outros três irmãos, Fernande, Albert e Gilberte Voisin, de 15, 11 e 7 anos. Foram ao todo 33 aparições, na maioria Nossa Senhora não disse nada, apenas sorria para os videntes. Todas as mensagens de Nossa Senhora em Beauraing foram apenas pequenas frases, mas muito significativas. Dentre as palavras da Mãe de Deus, está uma forte promessa, proferida na última aparição em 3 de janeiro de 1933:

"Eu vou converter os pecadores".

Nossa Senhora de Beauraing, rogai por nós!

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Memória da primeira aparição de Nossa Senhora em Kibeho

Há 42 anos, Nossa Senhora aparecia pela primeira vez em Kibeho, Ruanda. Apresentando-se como a "Mãe do Verbo", a Virgem aparece para Alphonsine Mumureke. Duas outras videntes oficialmente começaram a também receber visões da Senhora do Céu. As aparições seguiram até a mesma data do início das visões, no ano de 1989. Dentre as revelações dadas por Maria, está o terrível genocídio ocorrido em Ruanda anos depois, em 1994. As aparições em Kibeho foram reconhecidas pela Igreja no ano de 2001, sendo a primeira e até então única aparição mariana aprovada no continente africano. 

Nossa Senhora de Kibeho, rogai por nós!

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Memória de Nossa Senhora das Graças


Celebramos hoje, com grande alegria, a memória da Virgem Maria das Graças. No dia de hoje especialmente rememora-se a segunda aparição de Nossa Senhora à Santa Catarina Labouré, onde houve a revelação da Medalha Milagrosa. Maria Santíssima, principal intercessora da humanidade, mostrou as graças que derrama para a humanidade, a qual não deve ter receio de pedi-la, pois ela deseja agraciar-nos. Intercedei por nós ó Mãe de Deus!

domingo, 26 de novembro de 2023

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

Celebramos hoje, com grande alegria, a solenidade de Cristo Rei. O Senhor é um rei humilde, mas, não podemos esquecer, infinitamente poderoso e glorioso, o que acentua ainda mais sua também infinita humildade. Jesus, como Rei Divino que é, deve ser adorado por todos os povos. Porém, Seu Reinado começa em nossos corações. Peçamos a intercessão da Santíssima Virgem Maria, nossa Rainha, para que coloquemos, como ela mesma fez, o Senhor como "Rex Cordium", Rei dos Corações, pois assim, Ele também o será de toda a humanidade!

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Memória da Apresentação de Nossa Senhora

Celebramos hoje a Apresentação da Bem-Aventurada Virgem Maria no Templo. Trata-se de uma festa em que nós celebramos a consagração total da Virgem Maria a Deus.

Maria, ainda menina, subiu as escadarias do Templo sem olhar para trás, dando-nos um exemplo de como havemos de nos entregar ao serviço de Deus com coração livre e desapegado.

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

domingo, 5 de novembro de 2023

Solenidade de Todos os Santos


Celebramos hoje, com grande júbilo, todos os santos de Deus, canonizados e anônimos! Quem honra os santos, presta culto Àquele que os criou, o Senhor! Não tenhamos medo de pedir a intercessão dos santos e menos ainda de seguirmos seus luminosos exemplos!

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos


Hoje, dia 2 de novembro, a Igreja comemora Todos os Fiéis Defuntos, na qual a Santa Igreja, Mãe piedosa, depois da sua solicitude em celebrar com os devidos louvores todos os seus filhos que se alegram no Céu, quer interceder diante de Deus pelas almas de todos os que nos precederam marcados com o sinal da fé e agora dormem na esperança da ressurreição, bem como por todos os defuntos desde o princípio do mundo cuja fé só Deus conhece, a fim de que, purificados de toda a mancha do pecado, sejam associados aos cidadãos celestes, para poderem gozar da visão da felicidade eterna.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

A Glória de Deus nos santos


A Glória de Deus é manifestada nos seus santos. Nossa Senhora, incomparavelmente acima das outras criaturas, São José após ela. Em cada santo, Deus manifesta um pouco de Si. Peçamos a intercessão de nossos amigos do Céu!

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Celebramos hoje, com grande alegria, a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil! Peçamos à Mãe de Deus e Nossa que interceda pela nação brasileira!

sábado, 7 de outubro de 2023

Memória de Nossa Senhora do Rosário


A Igreja celebra hoje a memória litúrgica da Virgem Maria do Rosário, no dia em que, pela recitação do Rosário ou coroa mariana, se invoca o auxílio da Santa Mãe de Deus, meditando os Mistérios de Cristo, tendo por guia aquela que esteve associada de modo singular à Encarnação, Paixão e Ressurreição do Filho de Deus.

Esta memória foi instituída pelo Papa São Pio V no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto e atribuída ao auxílio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração do Rosário (1571). A celebração deste dia é um convite a todos os fiéis para que meditem os Mistérios da Vida Santíssima de Cristo, em companhia da Virgem Maria, que foi associada de modo muito especial à Encarnação à Paixão e à Ressurreição do Filho de Deus.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare 

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


A Igreja celebra hoje a festa dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael, Arcanjos. Suas missões singulares são reveladas na Sagrada Escritura. Eles, servindo a Deus dia e noite e contemplando o seu rosto, incessantemente O glorificam.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Memória de Nossa Senhora de La Salette

Há 177 anos, no dia 19 de Setembro de 1846, Nossa Senhora aparecia a dois jovens e humildes pastores: Mélanie Calvat, de 15 anos, e Maximin Giraud, de apenas 11. Nenhum deles sabia ler nem escrever, nem tinha qualquer instrução religiosa.

No início da aparição, ambos viram a Santíssima Virgem sentada sobre uma enorme pedra. Ela tinha o rosto entre as mãos e chorava amargamente. As duas crianças foram até à Bela Senhora, que não parava de chorar.

A Virgem Maria explicou a Maximin e a Mélanie que chorava pelos pecados da humanidade e que deveríamos rezar para que o braço de seu Filho Jesus não pesasse sobre a Terra.

Além da mensagem confiada aos dois videntes, pedindo oração e penitência pela humanidade, a Mãe de Deus confiou a Mélanie um segredo, que deveria ser revelado somente em 1858. A cada um dos dois jovens, Nossa Senhora transmitiu um segredo que o outro não ouviu.

No lugar onde seus pés pousaram brotou uma nascente, que nunca mais secou.

No quinto aniversário da aparição (1851), o bispo de Grenoble, Dom Bruillard, autorizou o culto a Nossa Senhora de Salette, e ele mesmo subiu ao monte a cavalo, para lançar a primeira pedra do futuro Santuário. 

No ano seguinte, o Beato Papa Pio IX, depois de aprovar a aparição, quis conhecer os dois segredos, que prontamente foram escritos pelos videntes, agora alfabetizados, na presença de testemunhas eclesiásticas, e remetidos ao Papa. Quando esse os leu, seus lábios se contraíram e o rosto se alterou. Mais tarde disse: “O que há nos segredos de La Salette? Bem, são as palavras do Evangelho: se não fizerdes penitência, todos perecereis”.

Sua Santidade o Papa Leão XIII também reconheceu e apoiou a mensagem de La Salette e o Papa São João Paulo II considerou-a como “o coração das profecias de Maria”.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Memória de Nossa Senhora das Dores


A Igreja celebra hoje a memória litúrgica da Virgem Dolorosa. Maria, Senhora das Dores, soube como ninguém configurar a Cruz de Cristo em sua vida. Sofrendo no Calvário, porém com fé, esperança e caridade incomparáveis, soube cooperar como ninguém na obra redentora do Senhor.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Festa da Exaltação da Santa Cruz


Celebramos hoje a festa da Exaltação da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Cruz do Homem-Deus, é para nós motivo de vitória, e, esta mesma Cruz, que trouxe dor e Salvação, deve ser configurada às nossas vidas. Ela é "spes unica", esperança única nossa!

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Memória do Santíssimo Nome de Maria

Celebramos hoje a Memória devocional do Santíssimo Nome de Maria. A primeira coisa a respeito da qual poderíamos meditar é o significado do nome da Virgem Maria. Mas o fato é que há muita controvérsia com relação à origem dele, ‘Miriam’. Alguns dizem que significa ‘estrela do mar’; outros, ‘mar de amargura’, e as várias hipóteses não cessam de suceder umas às outras. Abra-se qualquer livro de mariologia, e é possível encontrar dez ou mais significados diferentes do nome ‘Maria’!

Mas celebrar o nome de Maria não é celebrar a sua origem etimológica ou o seu significado, porque, afinal de contas, o nome de Maria foi significado por ela, pela pessoa dela.

É interessante notar que o nome ‘Maria’ não era muito honrado no Israel do Antigo Testamento. Quem fora Maria? Maria tinha sido a desastrada irmã de Moisés, a qual, por desobediência, acabou leprosa; portanto, não tinha um nome que se escolhesse para dignificar alguém. Ao contrário, foi Nossa Senhora quem dignificou o nome, ou seja, foi ela quem tornou ‘Maria’ um nome digno de reverência, de forma que, hoje, as próprias leis litúrgicas prescrevem que, quando o celebrante pronuncia o nome dela, deve fazer uma inclinação de cabeça.

Inclinar-se diante do quê? Na verdade, inclinar-se diante de quem? Dela, que é a nossa Mãe rainha. No Antigo Testamento, quando Salomão foi entronizado e sua mãe entrou na sala, ele mandou colocar um trono ao seu lado e se inclinou diante dela. Foi uma profecia — digamos assim — realizada plenamente em Jesus Cristo. Jesus subiu aos céus e foi preparar um lugar para todos nós; mas preparou para a sua Mãe um lugar muito especial, acima de todos os coros angélicos. Afinal, é um lugar para aquela que, cheia de graça, amou mais do que todos.

Maria, assunta ao Céu, foi entronizada rainha do Céu e da terra, razão por que podemos e devemos venerar o seu nome santíssimo. O próprio Jesus venera esse nome. Também os anjos veneram o nome de Maria. Não somente isso: os próprios demônios tremem diante dele.

No Antigo Testamento, no capítulo 3 do Livro do Gênesis, está dito: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela”. Deus não constitui somente amizades, constitui também inimizades, e a inimizade entre Maria e Satanás não podia ser mais absoluta, exatamente porque, embora Maria seja criatura, muitíssimo inferior a Deus, este prefere derrotar Satanás por meio da Virgem. Assim, a confusão e a humilhação do diabo são maiores.

Daí que os exorcistas nos atestem o poder do nome da Virgem Santíssima. Cada vez que o nome dela é pronunciado no exorcismo, o inferno treme, porque a Mãe bendita é a antípoda de Lúcifer: Lúcifer, feito por natureza muitíssimo acima de todos os anjos, por sua soberba está abaixo de todos os demônios; Maria, pequenina serva, humilde, escondida em Nazaré, por sua humildade e por seu amor a Deus foi elevada acima de todos os coros angélicos; ela no alto dos céus, Lúcifer no mais profundo do inferno. É ela quem esmaga a cabeça da serpente.

Que o nome de Maria seja bendito! Que tremam os infernos e glorifiquem os céus o Nome por meio do qual veio a nossa Salvação, o nosso Salvador Jesus Cristo, Deus e Senhor!

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

Festa da Natividade de Nossa Senhora

A Igreja celebra hoje, com grande alegria, a festa litúrgica do nascimento da Santíssima Virgem Maria! Veio ao mundo a Aurora da Salvação, a Obra-Prima de Deus!

Nossa Senhora Menina, rogai por nós!

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Início do mês de setembro, tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora das Dores


O mês de setembro é tradicionalmente dedicado à Virgem Dolorosa. Peçamos à Mãe das Dores, a graça de suportarmos com amor e paciência, como bem fez ela, as tribulações da vida.

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Memória de Nossa Senhora Rainha


A Igreja celebra hoje, dia 22 de agosto, a memória litúrgica da Virgem Santa Maria, Rainha, instituída pelo Venerável Papa Pio XII. Celebra-se na oitava da Assunção de Nossa Senhora, para manifestar claramente a conexão que existe entre a realeza de Maria Santíssima e a sua Assunção ao Céu. A Virgem Santa Maria, Rainha, que deu à luz o Filho de Deus, príncipe da paz, cujo reino não tem fim, é saudada pelo povo cristão também como Rainha do Céu e Mãe de misericórdia.

A memória litúrgica de Nossa Senhora Rainha instituída pelo Venerável Papa Pio XII em 1954, ao coroar a Virgem na Basílica de Santa Maria Maior, Roma (Itália), no dia 11 de outubro, quando o Pontífice também promulgou o documento principal do Magistério da Igreja que fala sobre a dignidade e realeza de Maria, a Encíclica “Ad Caeli Reginam”.

Inicialmente, a celebração se estabeleceu em 31 de maio, mês de Maria. Agora, celebra-se na oitava da Assunção, para manifestar a conexão entre a realeza de Maria e a sua Assunção ao Céu.

Na Encíclica “Ad Caeli Reginam”, lê-se que “os Teólogos da Igreja, extraindo sua doutrina” ao consultar as reflexões de vários Santos e testemunhos da antiga tradição, “chamaram à Santíssima Mãe Virgem Rainha de todas as coisas criadas, Rainha do mundo, Senhora do universo”.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

domingo, 20 de agosto de 2023

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora


Celebramos hoje, solenemente, a gloriosa assunção da Mãe de Deus Maria Santíssima! A Virgem Maria, ao término de sua vida terrestre, foi elevada ao Céu de corpo e alma. O dogma, proclamado em 1° de novembro de 1950, assegura essa verdade. A assunção da Virgem ao Céu é uma antecipação do que ocorrerá com todos os fiéis no Juízo Final. Peçamos a intercessão de tão boa Mãe, para que tenhamos o mesmo destino seu.

domingo, 13 de agosto de 2023

Dia dos Pais


Feliz Dia dos Pais para todos! São José, pai nutrício de Jesus, interceda por vocês! Deus Nosso Pai os abençoe!

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Início do mês de agosto, tradicionalmente dedicado ao Imaculado Coração de Maria

O mês de agosto é tradicionalmente dedicado ao Imaculado Coração de Maria. Peçamos, especialmente neste mês, que o Coração da Mãe Santíssima interceda por nós ao Senhor!

domingo, 2 de julho de 2023

Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

A Igreja no Brasil celebra hoje, no primeiro domingo após o dia 29 de julho, os Apóstolos São Pedro e São Paulo. Os dois são as colunas da Igreja, e foram os responsáveis pelo sustento da Fé da Igreja Nascente. São Pedro foi o primeiro Sumo Pontífice e São Paulo o Apóstolo dos Gentios. Peçamos que eles roguem por nós e pela Santa Igreja Católica!

sábado, 1 de julho de 2023

Início do mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus

Iniciamos hoje o mês de julho, dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Peçamos, especialmente neste mês, que o Sangue do Senhor seja nossa purificação, libertação e força!

sábado, 24 de junho de 2023

Solenidade da Natividade de São João Batista

A Igreja celebra hoje, com grande alegria, o nascimento do maior dos profetas, São João Batista. Ele foi o único profeta a apontar diretamente para o Cristo, o Cordeiro de Deus. Sendo o Precursor do Messias e o homem que faz a passagem do Antigo para o Novo Testamento, mereceu da Igreja uma celebração de sua natividade. Além dele, somente Jesus e Maria têm seus nascimentos celebrados oficialmente. 

São João Batista, rogai por nós!

sábado, 17 de junho de 2023

Memória do Imaculado Coração de Maria

Hoje, no dia após ao da solenidade do Coração de Cristo, celebramos o Imaculado Coração de Nossa Senhora, inseparável do de seu Filho. O Coração da Virgem amou o Senhor de modo perfeito, correspondendo perfeitamente ao Amor com que foi amado por Ele. Ainda, pode-se dizer mais, os Corações de Jesus e Maria estão tão unidos, que formam como que um só Coração. Triunfando, assim, o Imaculado Coração de Maria, como foi prometido em Fátima, triunfará também o Sagrado Coração de Jesus! Amemos os Corações Santíssimos que tanto nos amam!

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

A Igreja celebra hoje, solenemente, o Coração Santíssimo de Nosso Senhor. Pedida pelo próprio Cristo, esta solenidade relembra-nos do Amor com que Deus nos amou, a ponto de amar-nos com um coração humano. Não desprezemos o Amor de Jesus, mas O amemos de volta, de todo o coração.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

Celebramos hoje a solenidade de Corpus Christi. Renovemos neste dia a nossa fé na presença de Cristo na Eucaristia. Ao comungarmos na Missa de hoje, vivamos com todo o fervor o mistério de saber que Ele está em nós. Nós iremos sair em procissão pelas ruas da cidade — sim, o sacerdote vai levar nas mãos o ostensório —, mas nós mesmos devemos ser ostensórios vivos, levando Cristo conosco para abençoar não apenas as ruas da nossa cidade, mas todos aqueles que encontrarmos, para que o mundo entre em contato com o instrumento de nossa salvação, que é o próprio Cristo.

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

domingo, 4 de junho de 2023

Solenidade da Santíssima Trindade

Hoje, na Oitava de Pentecostes, com grande alegria, celebramos a solenidade da Santíssima Trindade. Tal mistério trata-se do centro de nossa fé, pois nos comunica a natureza do próprio Deus, que é Uno e Trino ao mesmo tempo. O único Senhor de todas as coisas é Pai, Filho e Espírito Santo. Não tentemos compreender, mas adoremos e glorifiquemos tão bondoso Criador, Redentor e Santificador!

quinta-feira, 1 de junho de 2023

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Festa da Visitação de Nossa Senhora


Hoje, a Igreja celebra a festa da Visitação da Virgem Maria a sua prima Santa Isabel. Nossa Senhora, grávida do Senhor, foi prestar ajuda a sua parenta, que, em sua velhice, também estava grávida, por sua vez São João Batista, o Precursor de Cristo. Inspirada pelo Espírito Santo, Santa Isabel pronunciou as famosas palavras que foram eternizadas na oração da "Ave Maria": "Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o Fruto do vosso ventre Jesus.". Saudemos especialmente hoje a Rainha dos Céus também com as mesmas palavras, pois nela, o Senhor fez e continua fazendo "maravilhas"! 

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja

 
Celebramos hoje a memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. Trata-se de celebrar a Virgem Maria, na segunda-feira logo após a Solenidade de Pentecostes, com o título de “Mãe da Igreja”, Mater Ecclesiae, título muito ligado ao Concílio Vaticano II. Durante o Concílio, houve certo debate com relação à Virgem Maria, debate que apareceu muito claro durante a redação da Constituição dogmática “Lumen Gentium”.

Maria está presente, em todo o seu esplendor, no oitavo capítulo da Constituição; portanto, no dia em que a “Lumen Gentium” foi promulgada (21 de novembro de 1964), no encerramento da terceira sessão do Concílio Vaticano II, em solene concelebração com os Padres conciliares, o Papa Paulo VI proclamou Maria como “Mãe da Igreja”.

A Igreja celebra Maria como Mãe da Igreja, porque ela é Mãe de Cristo, ligada intimamente a Ele no mistério da Encarnação. Ela foi parte ativa neste mistério, não somente consentindo, mas gerando na terra a Cristo em sua natureza humana.

Pois bem, Maria está presente não só na Encarnação, mas também no mistério da Redenção, porque, aos pés da Cruz, seu Filho Jesus a entregou ao discípulo amado e o discípulo amado a ela, possibilitando assim que, embaixo da Cruz, que estava regada com seu Sangue, os membros de seu Corpo fossem também filhos da Virgem Maria.

É assim que Maria está unida aos Apóstolos em Pentecostes e, com eles, clama pelo Espírito Santo. É assim que Maria, tendo subido aos Céus, intercede da glória por cada um de nós.

Ela é a mulher vestida de sol do Apocalipse que, com o restante dos filhos, combate o dragão cor de fogo, a antiga serpente. Eis a Virgem Maria na sua maternidade, desde o mistério da Encarnação até a consumação da história da Igreja.

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

domingo, 28 de maio de 2023

Solenidade de Pentecostes

Celebramos hoje, com grande alegria, a solenidade de Pentecostes, que lembra a vinda do Espírito Santo no Cenáculo em Jerusalém, onde estavam a Virgem Maria e os Apóstolos. O Paráclito, prometido por Cristo, guiou a Igreja Nascente e continua a guiar a missão da Santa Igreja até a consumação dos séculos. Peçamos também nós a inspiração e os Dons do Santo Espírito em nossas vidas.

domingo, 21 de maio de 2023

Solenidade da Ascensão do Senhor

Celebramos hoje, com grande alegria, a solenidade da Ascensão de Jesus aos Céus. Cristo voltou para o Pai, mas voltará um dia, glorioso, para julgar e trazer renovar o mundo! Enquanto isso, não olhemos para o céu esperando somente que Ele volte, mas não percamos de vista o "vale de lágrimas" da Terra, à procura de almas para o Reino Celeste.

domingo, 14 de maio de 2023

sábado, 13 de maio de 2023

Memória de Nossa Senhora de Fátima

 

Com grande alegria celebramos a memória de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Hoje é o aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, e isso aconteceu em 1917. Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta. E durante essas aparições, que duraram de maio a outubro de 1917, a Mãe de Deus previu para aquelas crianças a história do século XX e, pelo que a gente está vendo, boa parte também do século XXI que estamos vivendo.

A Virgem Maria falava da necessidade da devoção ao seu Imaculado Coração para reparar os males que iriam acontecer durante esse século. Deus quer instaurar a devoção ao Imaculado Coração de Maria exatamente para evitar que tantas almas se perdessem e tanta miséria e desgraça acontecesse no mundo. É importante compreendermos que Fátima nos descortina diante dos olhos uma visão da história, que é uma visão sobrenatural. Ou seja: Nossa Senhora está nos ajudando a ver os acontecimentos do último século com uma luz sobrenatural.

Fonte: Padre Paulo Ricardo

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Início do mês de Maria, no dia de José!


Iniciamos hoje o mês de maio, dedicado especialmente à Virgem Maria. Mês bendito da Mãe de Deus, o qual inicia com a festa de São José Operário!

domingo, 16 de abril de 2023

Domingo da Misericórdia

Hoje, segundo Domingo da Páscoa (também chamado de Domingo in albis), comemora-se a Divina Misericórdia do Senhor. O próprio Jesus pediu para a Sua Igreja, através de Santa Faustina, a instituição de uma festa que tivesse como devoção a Sua Misericórdia Incomensurável. Hoje lucra-se, ainda, Indulgência Plenária.

Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 11 de abril de 2023

O demônio não pode quebrar o selo da consagração de uma alma ao Coração de Maria

Uma jovem que pertencia a um Movimento Mariano consagrou-se à Nossa Senhora, mas anos depois por dificuldades na sua vida afastou-se da Igreja, e por vários tropeços caiu nas mãos de uma seita satânica. Ela ia realizar a sua consagração ao demônio, e quando estava pronta para se consagrar, o sacerdote satânico ia fazer o ritual, impôs-lhe as mãos mas não podia, queria começar a dizer as palavras mas não podia. Tentou uma, duas, três vezes, mas não conseguiu. Desesperado disse:

"Não posso consagrar-te porque essa mulher não me deixa. Ela diz que você já é dela e eu não consigo tirar você das mãos dela... "

A jovem lembrou-se que tinha sido consagrada à Virgem Maria há muitos anos. Depois saiu correndo de lá chorando, confessou-se e voltou para a igreja...

"Quando nós nos consagramos à Mãe de Deus e nossa, ela nunca nos deixará sozinhos, ela se entrega totalmente a nós..."

Fonte: Facebook Pe Reinaldo Bento

domingo, 9 de abril de 2023

Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor


Celebramos hoje, com grande e máxima alegria a Ressurreição do Senhor! A Páscoa, "passagem" de Cristo da morte para a vida, é para nós fonte de esperança e júbilo, pois somos chamados por Deus a participarmos todos, um dia, da Ressurreição gloriosa e beata na Vida Eterna.

Feliz Páscoa para todos!

sábado, 8 de abril de 2023

Rainha do Céu, alegrai-vos, porque o Senhor ressuscitou!

Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia! Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia! Ressuscitou como disse, Aleluia! Rogai por nós a Deus, Aleluia! Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, Aleluia! Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Sábado Santo


O Sábado Santo se situa entre os dias da Morte e da Ressurreição de Jesus. Foi vivenciado por Maria com esperançosa expectativa: ela permaneceu confiante mantendo viva no coração a chama da fé na Ressurreição, acreditando que Aquele que morreu na Cruz e foi sepultado não permaneceria na morte. No Santo Sábado também lembramos da descida de Cristo na Mansão dos Mortos, para resgatar os que lá esperavam a entrada no Paraíso.

Fonte: https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/a12-qual-o-significado-do-sabado-santo

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Sexta-feira Santa

Neste dia, Sexta-feira Santa, que os antigos chamavam de “Sexta-feira Maior”, quando celebramos a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento. Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor, que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna.

É preciso manter um “silêncio interior” aliado ao jejum e à abstinência de carne. Deve ser um dia de meditação, de contemplação do amor de Deus, que nos “deu o Seu Filho único para que quem n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). É um dia em que as diversões devem ser suspensas, os prazeres, mesmo que legítimos, devem ser evitados.

Uma prática de piedade valiosa é meditar a dolorosa Paixão do Senhor, se possível, diante do Sacrário, na Igreja, usando a narração que os quatro evangelistas fizeram.

Fonte: Canção Nova