A Ordem Carmelita celebra hoje dia 16 de Julho a solenidade da Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, a quem tudo deve o que é.
A Sagrada Escritura exalta a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel no Deus vivo. Aí, no início do séc XIII nasceu juridicamente a Ordem do Carmo com o título de Santa Maria do Monte Carmelo. Esta invocação, que exprime o conjunto de benefícios recebidos da sua Padroeira, começou a celebrar-se com toda a solenidade no séc. XIV na Inglaterra expandindo-se rapidamente por toda a Ordem. Atingiu o seu apogeu nos princípios do séc. XVII quando um Capítulo Geral declarou esta Comemoração como festa principal e mais solene de toda a Ordem. Foi também reconhecida como festa principal para a Confraria do Santo Escapulário pelo Papa Paulo V.
A liturgia constitui uma ação de graças ao Pai por este dom imenso do Seu amor e, ao mesmo tempo, canta as glórias de Maria na contemplação do seu mistério e da sua missão como Mãe de todos os homens e como Rainha do Carmelo.
Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare
Nenhum comentário:
Postar um comentário