quinta-feira, 12 de outubro de 2017

12 de Outubro - Nossa Senhora do Pilar, a primeira aparição mariana

Resultado de imagem para nossa senhora do pilar


Se bem que Nossa Senhora seja uma só, e em qualquer de suas extraordinárias manifestações está Ela sempre disposta, como Mãe, a olhar benevolamente para aqueles que implorem sua proteção, as contingências históricas, geográficas, psicológicas etc. tornam habitualmente mais atraente para alguns esta, para outros aquela invocação da Santíssima Virgem. Nossa Senhora do Pilar, entretanto, atrai-nos a todos porque sua história é de grande interesse universal.

Com efeito, trata-se da primeira aparição da Santíssima Virgem em todos os tempos, quando Ela ainda estava em sua vida terrena; e, por expressa vontade dEla, no local do acontecimento foi erigido o primeiro templo mariano no mundo. Apareceu ao Apóstolo São Tiago Maior, o irmão de São João Evangelista, que recebera, ao pé da Cruz, Nossa Senhora como Mãe; o mesmo São Tiago, que fora dos três mais privilegiados por Nosso Senhor, na Transfiguração do Tabor e na Agonia do Horto.

E as palavras de Nossa Senhora naquela visita, por encargo do Salvador, contiveram a convocatória para outro privilégio: São Tiago deveria voltar à Terra Santa, e seria o primeiro do Sacro Colégio Apostólico a receber a palma do martírio.

Muitos Pontífices Romanos incentivaram tal devoção. São Jerônimo, um dos grandes Doutores e polemistas dos primeiros séculos da Igreja, já atestava a veracidade do prodígio, e o Breviário Romano indica sua festa a 12 de outubro, mesmo dia em que se comemora, no Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da Nação.

O acontecimento deu-se no ano 40, quando São Tiago rezava à beira do rio Ebro, na cidade de César Augusto, na Hispania (nomes que derivaram paulatinamente em Saragoça e Espanha). O Apóstolo tinha já convertido sete pessoas em Saragoça. Era já noite. Poderosos e alígeros espíritos, ou seja, os santos anjos, conduziram sua Rainha, de Jerusalém à cidade de César-Augusto.

Circundada por diáfanas nuvens, sentada num trono de luz, servida por anjos, aproximou-se então do maravilhado vidente e disse-lhe: "Tiago, servo do Altíssimo, bendito sejais de Sua destra, e Ele vos encha de Sua divina graça. Meu filho Tiago, este lugar assinalou e destinou o Altíssimo todo- poderoso Deus do Céu, para que na terra lhe consagreis e dediqueis nele um templo e casa de oração, onde sob o título de Meu Nome quer que o dEle seja exaltado e engrandecido, e que os tesouros de Sua divina destra se comuniquem, franqueando generosamente Suas antigas misericórdias a todos os fiéis que por minha intercessão alcança-los-ão, se os pedirem com verdadeira Fé e piedosa devoção, e em nome do Todo-Poderoso lhes prometo grandes favores e bênçãos de doçura, minha proteção e amparo, porque este há de ser meu templo e casa, minha própria herança e possessão. E em testemunho desta verdade e promessa ficará aqui esta coluna, e colocada sobre ela minha própria imagem neste lugar, onde uma e outra perseverarão com a Santa Fé até o fim do mundo .... (Os anjos entregaram a São Tiago então o referido pilar ou coluna e a imagem), e, tendo feito este serviço ao Senhor, ireis a Jerusalém, onde Meu Filho Santíssimo quer que Lhe ofereçais o sacrifício de vossa vida“.

Tudo tendo sido santamente cumprido, o templo, a imagem e o pilar não têm feito senão aumentar em glória, pompa e riqueza recebidas e em benefícios concedidos

Fonte: http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=9EC13331-3048-313C-2E58758CB4A469A4&mes=Outubro1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário