sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Festa dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


A Igreja celebra hoje a festa dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael, Arcanjos. Suas missões singulares são reveladas na Sagrada Escritura. Eles, servindo a Deus dia e noite e contemplando o seu rosto, incessantemente O glorificam.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Memória de Nossa Senhora de La Salette

Há 177 anos, no dia 19 de Setembro de 1846, Nossa Senhora aparecia a dois jovens e humildes pastores: Mélanie Calvat, de 15 anos, e Maximin Giraud, de apenas 11. Nenhum deles sabia ler nem escrever, nem tinha qualquer instrução religiosa.

No início da aparição, ambos viram a Santíssima Virgem sentada sobre uma enorme pedra. Ela tinha o rosto entre as mãos e chorava amargamente. As duas crianças foram até à Bela Senhora, que não parava de chorar.

A Virgem Maria explicou a Maximin e a Mélanie que chorava pelos pecados da humanidade e que deveríamos rezar para que o braço de seu Filho Jesus não pesasse sobre a Terra.

Além da mensagem confiada aos dois videntes, pedindo oração e penitência pela humanidade, a Mãe de Deus confiou a Mélanie um segredo, que deveria ser revelado somente em 1858. A cada um dos dois jovens, Nossa Senhora transmitiu um segredo que o outro não ouviu.

No lugar onde seus pés pousaram brotou uma nascente, que nunca mais secou.

No quinto aniversário da aparição (1851), o bispo de Grenoble, Dom Bruillard, autorizou o culto a Nossa Senhora de Salette, e ele mesmo subiu ao monte a cavalo, para lançar a primeira pedra do futuro Santuário. 

No ano seguinte, o Beato Papa Pio IX, depois de aprovar a aparição, quis conhecer os dois segredos, que prontamente foram escritos pelos videntes, agora alfabetizados, na presença de testemunhas eclesiásticas, e remetidos ao Papa. Quando esse os leu, seus lábios se contraíram e o rosto se alterou. Mais tarde disse: “O que há nos segredos de La Salette? Bem, são as palavras do Evangelho: se não fizerdes penitência, todos perecereis”.

Sua Santidade o Papa Leão XIII também reconheceu e apoiou a mensagem de La Salette e o Papa São João Paulo II considerou-a como “o coração das profecias de Maria”.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Memória de Nossa Senhora das Dores


A Igreja celebra hoje a memória litúrgica da Virgem Dolorosa. Maria, Senhora das Dores, soube como ninguém configurar a Cruz de Cristo em sua vida. Sofrendo no Calvário, porém com fé, esperança e caridade incomparáveis, soube cooperar como ninguém na obra redentora do Senhor.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Festa da Exaltação da Santa Cruz


Celebramos hoje a festa da Exaltação da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Cruz do Homem-Deus, é para nós motivo de vitória, e, esta mesma Cruz, que trouxe dor e Salvação, deve ser configurada às nossas vidas. Ela é "spes unica", esperança única nossa!

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Memória do Santíssimo Nome de Maria

Celebramos hoje a Memória devocional do Santíssimo Nome de Maria. A primeira coisa a respeito da qual poderíamos meditar é o significado do nome da Virgem Maria. Mas o fato é que há muita controvérsia com relação à origem dele, ‘Miriam’. Alguns dizem que significa ‘estrela do mar’; outros, ‘mar de amargura’, e as várias hipóteses não cessam de suceder umas às outras. Abra-se qualquer livro de mariologia, e é possível encontrar dez ou mais significados diferentes do nome ‘Maria’!

Mas celebrar o nome de Maria não é celebrar a sua origem etimológica ou o seu significado, porque, afinal de contas, o nome de Maria foi significado por ela, pela pessoa dela.

É interessante notar que o nome ‘Maria’ não era muito honrado no Israel do Antigo Testamento. Quem fora Maria? Maria tinha sido a desastrada irmã de Moisés, a qual, por desobediência, acabou leprosa; portanto, não tinha um nome que se escolhesse para dignificar alguém. Ao contrário, foi Nossa Senhora quem dignificou o nome, ou seja, foi ela quem tornou ‘Maria’ um nome digno de reverência, de forma que, hoje, as próprias leis litúrgicas prescrevem que, quando o celebrante pronuncia o nome dela, deve fazer uma inclinação de cabeça.

Inclinar-se diante do quê? Na verdade, inclinar-se diante de quem? Dela, que é a nossa Mãe rainha. No Antigo Testamento, quando Salomão foi entronizado e sua mãe entrou na sala, ele mandou colocar um trono ao seu lado e se inclinou diante dela. Foi uma profecia — digamos assim — realizada plenamente em Jesus Cristo. Jesus subiu aos céus e foi preparar um lugar para todos nós; mas preparou para a sua Mãe um lugar muito especial, acima de todos os coros angélicos. Afinal, é um lugar para aquela que, cheia de graça, amou mais do que todos.

Maria, assunta ao Céu, foi entronizada rainha do Céu e da terra, razão por que podemos e devemos venerar o seu nome santíssimo. O próprio Jesus venera esse nome. Também os anjos veneram o nome de Maria. Não somente isso: os próprios demônios tremem diante dele.

No Antigo Testamento, no capítulo 3 do Livro do Gênesis, está dito: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela”. Deus não constitui somente amizades, constitui também inimizades, e a inimizade entre Maria e Satanás não podia ser mais absoluta, exatamente porque, embora Maria seja criatura, muitíssimo inferior a Deus, este prefere derrotar Satanás por meio da Virgem. Assim, a confusão e a humilhação do diabo são maiores.

Daí que os exorcistas nos atestem o poder do nome da Virgem Santíssima. Cada vez que o nome dela é pronunciado no exorcismo, o inferno treme, porque a Mãe bendita é a antípoda de Lúcifer: Lúcifer, feito por natureza muitíssimo acima de todos os anjos, por sua soberba está abaixo de todos os demônios; Maria, pequenina serva, humilde, escondida em Nazaré, por sua humildade e por seu amor a Deus foi elevada acima de todos os coros angélicos; ela no alto dos céus, Lúcifer no mais profundo do inferno. É ela quem esmaga a cabeça da serpente.

Que o nome de Maria seja bendito! Que tremam os infernos e glorifiquem os céus o Nome por meio do qual veio a nossa Salvação, o nosso Salvador Jesus Cristo, Deus e Senhor!

Fonte: Padre Paulo Ricardo 

Festa da Natividade de Nossa Senhora

A Igreja celebra hoje, com grande alegria, a festa litúrgica do nascimento da Santíssima Virgem Maria! Veio ao mundo a Aurora da Salvação, a Obra-Prima de Deus!

Nossa Senhora Menina, rogai por nós!

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Início do mês de setembro, tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora das Dores


O mês de setembro é tradicionalmente dedicado à Virgem Dolorosa. Peçamos à Mãe das Dores, a graça de suportarmos com amor e paciência, como bem fez ela, as tribulações da vida.