Hoje, a Igreja celebra a festa da Visitação da Virgem Maria a sua prima Santa Isabel. Nossa Senhora, grávida do Senhor, foi prestar ajuda a sua parenta, que, em sua velhice, também estava grávida, por sua vez São João Batista, o Precursor de Cristo. Inspirada pelo Espírito Santo, Santa Isabel pronunciou as famosas palavras que foram eternizadas na oração da "Ave Maria": "Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o Fruto do vosso ventre Jesus.". Saudemos especialmente hoje a Rainha dos Céus também com as mesmas palavras, pois nela, o Senhor fez e continua fazendo "maravilhas"!
quarta-feira, 31 de maio de 2023
segunda-feira, 29 de maio de 2023
Memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja
Celebramos hoje a memória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. Trata-se de celebrar a Virgem Maria, na segunda-feira logo após a Solenidade de Pentecostes, com o título de “Mãe da Igreja”, Mater Ecclesiae, título muito ligado ao Concílio Vaticano II. Durante o Concílio, houve certo debate com relação à Virgem Maria, debate que apareceu muito claro durante a redação da Constituição dogmática “Lumen Gentium”.
Maria está presente, em todo o seu esplendor, no oitavo capítulo da Constituição; portanto, no dia em que a “Lumen Gentium” foi promulgada (21 de novembro de 1964), no encerramento da terceira sessão do Concílio Vaticano II, em solene concelebração com os Padres conciliares, o Papa Paulo VI proclamou Maria como “Mãe da Igreja”.
A Igreja celebra Maria como Mãe da Igreja, porque ela é Mãe de Cristo, ligada intimamente a Ele no mistério da Encarnação. Ela foi parte ativa neste mistério, não somente consentindo, mas gerando na terra a Cristo em sua natureza humana.
Pois bem, Maria está presente não só na Encarnação, mas também no mistério da Redenção, porque, aos pés da Cruz, seu Filho Jesus a entregou ao discípulo amado e o discípulo amado a ela, possibilitando assim que, embaixo da Cruz, que estava regada com seu Sangue, os membros de seu Corpo fossem também filhos da Virgem Maria.
É assim que Maria está unida aos Apóstolos em Pentecostes e, com eles, clama pelo Espírito Santo. É assim que Maria, tendo subido aos Céus, intercede da glória por cada um de nós.
Ela é a mulher vestida de sol do Apocalipse que, com o restante dos filhos, combate o dragão cor de fogo, a antiga serpente. Eis a Virgem Maria na sua maternidade, desde o mistério da Encarnação até a consumação da história da Igreja.
Fonte: Padre Paulo Ricardo
domingo, 28 de maio de 2023
Solenidade de Pentecostes
Celebramos hoje, com grande alegria, a solenidade de Pentecostes, que lembra a vinda do Espírito Santo no Cenáculo em Jerusalém, onde estavam a Virgem Maria e os Apóstolos. O Paráclito, prometido por Cristo, guiou a Igreja Nascente e continua a guiar a missão da Santa Igreja até a consumação dos séculos. Peçamos também nós a inspiração e os Dons do Santo Espírito em nossas vidas.
domingo, 21 de maio de 2023
Solenidade da Ascensão do Senhor
Celebramos hoje, com grande alegria, a solenidade da Ascensão de Jesus aos Céus. Cristo voltou para o Pai, mas voltará um dia, glorioso, para julgar e trazer renovar o mundo! Enquanto isso, não olhemos para o céu esperando somente que Ele volte, mas não percamos de vista o "vale de lágrimas" da Terra, à procura de almas para o Reino Celeste.
domingo, 14 de maio de 2023
sábado, 13 de maio de 2023
Memória de Nossa Senhora de Fátima
Com grande alegria celebramos a memória de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Hoje é o aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, e isso aconteceu em 1917. Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta. E durante essas aparições, que duraram de maio a outubro de 1917, a Mãe de Deus previu para aquelas crianças a história do século XX e, pelo que a gente está vendo, boa parte também do século XXI que estamos vivendo.
A Virgem Maria falava da necessidade da devoção ao seu Imaculado Coração para reparar os males que iriam acontecer durante esse século. Deus quer instaurar a devoção ao Imaculado Coração de Maria exatamente para evitar que tantas almas se perdessem e tanta miséria e desgraça acontecesse no mundo. É importante compreendermos que Fátima nos descortina diante dos olhos uma visão da história, que é uma visão sobrenatural. Ou seja: Nossa Senhora está nos ajudando a ver os acontecimentos do último século com uma luz sobrenatural.
Fonte: Padre Paulo Ricardo
segunda-feira, 1 de maio de 2023
Início do mês de Maria, no dia de José!
Iniciamos hoje o mês de maio, dedicado especialmente à Virgem Maria. Mês bendito da Mãe de Deus, o qual inicia com a festa de São José Operário!
Assinar:
Postagens (Atom)