sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Memória de São João Paulo II

Hoje, dia 22 de Outubro, a Igreja em todo o mundo celebra a festa litúrgica de São João Paulo II, Papa, que governou a Igreja levando a sua presença missionária a todas as partes da terra, alimentando a doutrina com esclarecidos documentos, e convocando todos os homens da sua época a abrir as suas portas ao Redentor.

São João Paulo II (Karol Josef Wojtyla), nasceu no dia 18 de Maio de 1920 na localidade de Wadowice na Polônia. Era o mais novo dos três filhos dos servos de Deus Karol Wojtyła, e de Emilia Kaczorowska, sua mãe Emília morreu em 13 de Abril de 1929, aos 45 anos, quando São João Paulo II tinha apenas 8 anos de idade. Sua irmã mais velha, Olga, já tinha morrido antes de seu nascimento, ficando muito próximo de seu irmão Edmund, que era 14 anos mais velho. O seu trabalho como médico o levaria à morte por escarlatina, o que deixou Karol Jósef Wojtyla muito abalado. Seu pai, um suboficial do Exército Polonês, morreu de ataque cardíaco em 1941.

São João Paulo II foi batizado em 20 de Junho de 1920 na Igreja paroquial de Santa Maria de Wadowice pelo Padre Franciszek Zak. Recebeu a Primeira Comunhão aos 9 anos de idade no dia 25 de Maio de 1929 e, aos 18, recebeu o sacramento da Confirmação (Crisma).

Em meados de 1938, Karol Josef Wojtyla e seu pai deixaram Wadowice e mudaram-se para Cracóvia.

Em 1938, com 18 anos, matriculou-se numa escola de teatro, a universidade Jagellonica. Quando as forças de ocupação nazistas fecharam a universidade em 1939, o jovem Karol Wojtyla foi trabalhar numa indústria química (Solvay) para se sustentar e para não ser deportado para a Alemanha.

A partir de 1942, sentindo a vocação para o sacerdócio, começou a estudar no seminário clandestino na cidade de Cracóvia, dirigido pelo Arcebispo D. Adam Stefan Sapieha. Após a II Guerra Mundial, continuou seus estudos no seminário maior de Cracóvia, novamente aberto, e na faculdade de teologia da universidade Jagellonica. 

Foi ordenado Sacerdote, por Sua Eminência Reverendíssima o Senhor Cardeal D. Adam Stefan Stanisław Bonifacy Józef Sapieha, Arcebispo de Cracóvia, no dia 1 de Novembro de 1946, continuando os seus estudos teológicos em Roma, depois dos quais regressou ao seu país, onde exerceu diversos cargos pastorais e universitários. 

Foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia e em 1964 Arcebispo do mesmo lugar. Tomou parte no Concílio Ecumênico Vaticano II. Foi eleito Papa a 16 de Outubro de 1978, com o nome de João Paulo II. Profundamente devoto de Nossa Senhora, dedicou a Ela o lema do seu pontificado: “Totus tuus ego sum, Maria, et omnia mea tua sunt” (Sou todo Teu, Maria, e tudo o que é meu é Teu). 

Distinguiu-se pela extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo. Entre os frutos mais significativos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canônico para a Igreja latina e oriental. Morreu piedosamente em Roma a 2 de Abril de 2005, na Vigilia do II Domingo de Páscoa ou da Divina Misericórdia.

São João Paulo II foi beatificado no dia 1 de Maio de 2011, na Praça de São Pedro
Por Sua Santidade o Papa Bento XVI, e canonizado no dia 27 de Abril de 2014 pelo Papa Francisco.

Sua festa litúrgica é celebrada no dia 22 de Outubro, aniversário do início solene do seu Pontificado em 1978.

Fonte: Facebook Valdemar Oportet Ilum Regnare

Nenhum comentário:

Postar um comentário